Messi e Suárez comemoram gol no último jogo no Camp Nou, contra o Espanyol | VÍCTOR SALGADO - FCB

Não há margem para erros. Contra o Athletic de Bilbao no Camp Nou, o Barça faz nesta quarta-feira (18h15 de Brasília) o primeiro jogo decisivo da temporada, precisando de uma vitória simples para avançar às quartas de final da Copa do Rei. Na outra partida, os bascos l evaram a melhor com placar de 2 a 1 .

O resultado desfavorável na ida, somado à tradição do adversário na competição, da qual é o segundo maior vencedor – 23 títulos, contra 28 do Barça -, obriga o time culé a redobrar os seus esforços, e a partida tem tudo para ser eletrizante.

A seu favor, a equipe catalã tem um bom retrospecto recente em partidas contra o Athletic no Camp Nou. Desde la temporada 2006/07, foram 15 duelos entre os times no estádio, sendo que 11 terminaram com resultados que resolveriam a eliminatória desta quarta para o Barça. 

Fator campo

Para Luis Enrique, o fato de o jogo ser no Camp Nou pesa bastante para o Barça, que deve aproveitar a força do público azul-grená. “Considero vital o apoio da torcida e espero que venha um grande número de torcedores, para que tenhamos o reforço necessário”, afirmou o treinador.

Mesmo assim, ele não crê que o Athletic exibirá uma postura defensiva por atuar longe de San Mamés. “Faz parte das suas características”, explicou, na coletiva da última terça-feira. A pressão “asfixiante” do rival, aliás, deve servir para que os donos da casa se organizem melhor. “O time tem que ser muito efetivo, preciso e, sobretudo, melhorar a porcentagem de saídas de bola”, sentenciou.

O adversário

Rival sempre aguerrido e lutador, o Athletic de Bilbao chega para o confronto embalado pela vitória em San Mamés na semana passada. A equipe também se encontra em posição razoavelmente boa na Liga, ocupando a sétima posição e brigando por vagas em competições europeias.

Velho conhecido do Barça – defendeu o clube entre 1988 e 1990 - o técnico Ernesto Valverde, porém, sabe que tem uma parada dura pela frente. “Noventa minutos no Camp Nou se parecem a 300 minutos [de um jogo normal]; parece que não terminam nunca”, disse em coletiva realizada na terça-feira em Bilbao. “Acho que é um jogo bem difícil”.

Lista de convocados

Luis Enrique divulgou nesta manhã uma lista com os 18 convocados para o duelo contra o Athletic. São eles: Ter Stegen, Cillessen, Piqué, Rakitic, Sergio, Denis, Arda, A.Iniesta, Suárez, Messi, Neymar Jr, Rafinha, Mascherano, Paco Alcácer, Jordi Alba, Digne, Sergi Roberto e Umtiti.