fcb.portal.reset.password
Fotomontagem com Valero e Rossi, jogadores da Fiorentina

Valero e Rossi, dois velhos conhecidos da Liga Espanhola / FCB

A Fiorentina, rival do FC Barcelona no próximo dia 2 de agosto pela International Champions Cup 2015, inicia uma nova etapa sob o comando do técnico Paulo Sousa, ex-líder do Basilea com quem ganhou o último campeonato suíço.

Tudo isso após o time de Florência terminar a Série A do Calcio na quarta posição e cair eliminado nas semifinais da Copa da Itália e da Europa League diante da Juventus e do Sevilla, respectivamente. O que gerou a saída de Vincenzo Montella do comando do clube.

Um clube histórico

A equipe italiana manda os seus jogos no Estádio Artemio Franchi, umas das grandes obras arquitetônicas do racionalismo italiano e é um dos clubes com mais história no Calcio. A Fiorentina venceu a Série A duas vezes, em 1956 e 1969. Além disso, venceu a Copa da Itália seis vezes e a Supercopa da Itália uma vez.

Outro feito do time de Florência foi o de ter sido o primeiro time italiano a chegar em uma final da Copa da Europa (atual Champions League). Na ocasião, foram derrotados por 2 a 0 pelo Real Madrid. Na temporada 1960/61, conquistaram o primeiro torneio internacional da UEFA, a Recopa.

Duelo no ano do 1º triplete

O último duelo entre FC Barcelona e Fiorentina ocorreu na pré-temporada 2008/09, meses antes do clube catalão conquistar o primeiro ‘Triplete’ da sua história. Na ocasião, o time liderado por Pep Guardiola venceu por 3 a 1 em uma partida que marcou o 25º aniversário da morte de Artemio Franchi, ex-presidente da Federação Italiana de Futebol e da UEFA.

Velho conhecidos

Giuseppe Rossi, velho conhecido da Liga Espanhola pela sua passagem pelo Villarreal, segue com o seu processo de recuperação após sofrer uma ruptura de menisco no último mês de setembro. Seu regresso é fundamental para que a Fiorentina possa ter um bom desempenho no Calcio e na Europa League. Além dele, Borja Valero, também atuou no campeonato espanhol.

Voltar ao início