fcb.portal.reset.password
Messi, em Stamford Bridge no duelo da temporada 2005/06

Messi, em Stamford Bridge no duelo da temporada 2005/06 / MIGUEL RUIZ - FCB

Os caminhos do FC Barcelona e do Chelsea voltam a se cruzar nesta terça-feira em Washington, em um amistoso válido pela International Champions Cup. O clube inglês disputou até o momento duas partidas pelo torneio de verão, com um saldo de uma vitória e uma derrota. O Barça possui o mesmo retrospecto na competição.

Agora, ambos os clubes voltam a estar cara a cara dentro de campo, algo que já ocorreu anteriormente 15 vezes, distribuídos em duelo pela Copa de Ferias e Champions League. Diversos confrontos onde imperam o equilíbrio. Afinal, foram cinco vitórias para cada e cinco empates.

Noites europeias

Os primeiros três duelos entre Barça e Chelsea ocorreram na temporada 1965/66, na semifinal da Copa de Ferias (antiga Copa da UEFA, hoje Europa League). O clube catalão venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e perdeu o segundo pelo mesmo placar. No jogo de desempate, goleada culé por 5 a 0.

As duas equipes voltaram a se encontrar em 2000. O Barça perdeu a ida das quartas de final da Champions League por 3 a 1 em Londres. Mas no duelo da volta, no Camp Nou, nova goleada culé por 5 a 1 e vaga nas semifinais. O seguinte confronto foi válido pelas oitavas de final da Champions League 2004/05. O Barça venceu no Camp Nou por 2 a 1, mas o ‘Blues’ conseguiram a vaga com uma vitória em Londres por 4 a 2.

O Barcelona se vingou na temporada seguinte, quando eliminou o rival com um vitória fora de casa por 2 a 1 e um empate em 1 a 1 no Camp Nou. Um ano depois, foi a vez dos ingleses ficarem com a vaga na final da Champions após uma vitória por 1 a 0 em casa e um empate em 2 a 2 em Barcelona.

Céu e Inferno

Os últimos dois precedentes são como o dia e a noite na história recente do Barça. Na temporada 2008/09, o Barça garantiu a vaga na final da Champions League após eliminar o Chelsea com um gol histórico de Iniesta (veja o vídeo abaixo) no último minuto. A partida terminou 1 a 1 e os culés ficaram com a vaga após um empate sem gols na primeira partida em Barcelona.

Na temporada 2011/12, a história foi diferente. Os culés perderam em Londres por 1 a 0 e empataram em casa em 2 a 2 após abrir uma vantagem de 2 a 0 nos primeiros minutos.


Gol de Andrés Iniesta - Chelsea 1-1 FC Barcelona by carlosmar74

Voltar ao início