fcb.portal.reset.password

Messi marcou, mas não foi suficiente / MIGUEL RUIZ – FCB

O Barça não conseguiu vencer seu quinto título no ano. O time de Luis Enrique, que em 2015 já acumula os troféus da Champions, da Liga, da Copa do Rei e da Supercopa da Europa, apenas empatou com o Athletic de Bilbao no Camp Nou (com gols de Messi e Aduriz) e, por causa do resultado global – a partida de ida foi 4 a 0 para os bascos em San Mamés -, teve que se contentar com o vice-campeonato da Supercopa da Espanha.

Diante de 88.834 espectadores, os anfitriões não tiveram a intensidade com a qual se destacaram ao longo da temporada passada. Mesmo assim, tomaram a iniciativa nos primeiros minutos, conseguindo algumas boas chances para sair na frente, apesar da boa marcação basca. Piqué quase fez o 1 a 0, mas seu chute terminou no travessão de Gorka Iraizoz. Bem organizado na defesa, o Athletic deixava os atacantes azul-grenás impedidos com facilidade e tentava contragolpes, quase balançando as redes no minuto 31 com Eraso.

Pelo Barça, Alves e Iniesta tentavam a penetração. E o aguardado gol, por fim, saiu, quando Rakitic cruzou para a área, Suárez tocou com o peito e Messi bateu de primeira. O bonito gol do argentino, seu décimo-primeiro na competição – da qual agora também é o artilheiro histórico – agitava o Camp Nou.

Fim do sonho

Embora o Barça tenha continuado a buscar o gol adversário na segunda etapa, o Athletic soube aproveitar o tempo jogando a seu favor, criando ocasiões e dando trabalho a Bravo. Tudo ficou mais complicado com a expulsão de Piqué, por reclamação, no minuto 55.  A pressão diminuiu, mas Rakitic e Suárez ainda tiveram chances. A perda do título, porém, seria selada no minuto 74 quando Aduriz – o carrasco da ida, com três gols – aproveitou rebote na área e empatou.

A equipe basca, que ainda perderia Kike Sola – expulso logo ao entrar, por pisar em Mascherano -, manteve seu padrão até o final, e conquistou seu primeiro título em 31 anos. No próximo fim de semana, o Athletic recebe o Barça novamente em San Mamés, desta vez pela primeira rodada da Liga..

Voltar ao início