fcb.portal.reset.password
Foto aérea do estádio Artemio Franchi, da Fiorentina

O belo Estádio Artemio Franchi, em Florencia / Fotomontagem FCB

O Estádio Artemio Franchi, antigamente conhecido como ‘Comunale de Firenze’ ou estádio Giovanni Berta, é a sede dos jogos da ACF Fiorentina. Foi inaugurado no dia 13 de setembro de 1931 e é uma das grandes obras arquitetônicas do racionalismo italiano do século XX na capital da Toscana (Itália).

No próximo dia 2 de agosto, será o palco do duelo entre FC Barcelona e Fiorentina, um amistoso de pré-temporada válido pela International Champions Cup 2015.

Reformas para a Copa

A Fiorentina remodelou seu estádio pela última vez para receber jogos da Copa do Mundo da FIFA Itália 90. Naquela época, o local ainda era chamado como ‘Comunale’ e foi palco de três partidas do Mundial, incluindo as quartas de final entre a Argentina de Maradona e a antiga Iugoslávia.

Última visita FCB

O último confronto entre Barça e Fiorentina ocorreu na pré-temporada culé 2008/09, meses antes do clube catalão conquistar primeiro Triplete da sua história.

O duelo foi uma homenagem ao 25º aniversário da morte de Artemio Franchi (atual nome do estádio), ex-presidente da Federação Italiana de Futebol e da UEFA. O time liderado naquela época por Pep Guardiola venceu a partida por 3 a 1, com gols de Puyol, Jeffren e Bojan.

Voltar ao início