fcb.portal.reset.password

17 anos como cabeça de chave da Champions / ARQUIVO FCB

De todas as equipes europeias, apenas o FC Barcelona sempre foi cabeça de chave no sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões. Desde a temporada 1999/00, quando esta etapa da competição passou a ter 32 times, a agremiação azul-grená foi a única a figurar invariavelmente entre as favoritas. No total, foram 16 edições, número que deve aumentar para 17 no sorteio da próxima, que ocorre na quinta-feira em Mônaco.

Este ano, o sistema para designar os cabeças de chave mudou. Já não serão as oito equipes com um melhor coeficiente UEFA, e sim os oito campeões das ligas com um melhor coeficiente. Assim, times acostumados a figurar na primeira urna, como Arsenal e Real Madrid, ficarão de fora. Os cabeças de chave serão, além do Barça, Chelsea, Bayern, Juventus, Benfica, PSG, Zenit e PSV. Os três últimos estreiam no posto, enquanto a Juve volta a integrá-lo após jejum iniciado em 2003/04.

Uma posição importante

Até o momento, fazer parte desta elite no sorteio da Champions tem sido sinônimo de sucesso. Nestes 16 anos, 56% das equipes cabeças de chave acabaram como primeiros colocados em seus grupos, enquanto apenas 14% foram eliminadas. Além disso, 12 dos últimos 16 campeões da Europa iniciaram sua trajetória vitoriosa a partir da primeira urna.

Confira o ranking de times que mais vezes foram cabeças de chave deste a temporada 1999/00 (incluindo o sorteio da próxima quinta):

17 vezes FC Barcelona
15 Manchester United
14 Bayern de Munique, Arsenal e Real Madrid
9 Chelsea
8 AC Milan
7 Inter
6 Liverpool
5 Porto e Juventus
4 Valencia e Lazio
3 Benfica
2 Deportivo e Olympique Lyon
1 Monaco, Dortmund, Atlético de Madrid, Sevilla, Spartak Moscou, PSG, Zenit e PSV

Voltar ao início