fcb.portal.reset.password
Xavi Hernández, na última estreia do Barça em Bilbao

Xavi Hernández, na última estreia do Barça em Bilbao / ARQUIVO FCB

Essa será a sexta vez na sua história que o FC Barcelona visita Bilbao na primeira rodada da Liga Espanhola. As cinco anteriores (1949, 1960, 1962, 1970 e 2003) foram disputadas no antigo Estádio San Mamés e o retrospecto é favorável ao Barça, com três vitórias, um empate e uma derrota.

No primeiro duelo, no dia 4 de setembro de 1949, o Barcelona visitou Bilbao com jogadores lendários como Basora e César, mas perdeu por 3 a 1. Onze anos depois, o Barça voltou ao País Basco e desta vez derrotou o Athletic Club por 2 a 0, com dois gols de Czibor.

Apenas dois anos depois, o clube catalão voltou a fazer a sua estreia no San Mamés. Em um duelo emocionante, o Barça venceu por 3 a 2, com gols de Kocsis, Camps e Fusté.

Últimos duelos

Os últimos confrontos entre ambas as equipes na estreia culé em Bilbao ocorreram em 1970 e 2003. No primeiro deles, o duelo ficou empatado em 1 a 1. O gol do Barça foi marcado por Pujol. Por último, há 12 anos, o FC Barcelona do técnico Frank Rijkaard venceu os bilbaínos na estreia por 1 a 0, com gol do holandês Philip Cocu.

Voltar ao início