fcb.portal.reset.password

Arda Turan já veste a camisa do FC Barcelona / FCB

Aos 28 anos, o talentoso turco Arda Turan chega ao FC Barcelona após quatro temporadas como jogador do Atlético de Madrid. Antes disso, militou por cinco anos no Galatasaray,  clube onde se formou como atleta. Polivalente e hábil em três quartos do campo, se destaca por seu potencial físico e espírito ofensivo. 

De Istambul, onde está de férias, Turan concedeu entrevista ao fcbarcelona.es, afirmando, entre outras coisas, que sua nova etapa é a "culminação de sua carreira". Confira:

Para a maioria dos jogadores, chegar ao time principal do Barça é a realização de um sonho. E para você, o que significa?

Fazer parte do FC Barcelona significa... muito: meu sonho, a recompensa pelo trabalho realizado e a culminação de minha carreira. Significa tudo.

O meio de campo barcelonista perdeu o Xavi, mas a sua chegada parece tranquilizar muitos torcedores. Está preparado para este desafio?

Estou preparado para o desafio que é jogar no Barça. Acredito muito nas minhas possibilidades e nas de meus companheiros. Tenho certeza de que me ajudarão muito na adaptação.

O que te atrai mais em se converter em jogador do Barça?

O que mais me atrai do Barça são seus valores. É evidente que o que diferencia este clube são seus valores, que o distingue do resto dos times. Como jogadores, estes valores, dentro e fora do campo, são o sistema, o aspecto – o que transmite - e a forma de jogar; ou seja o Barça é uma equipe dentro e fora de campo.

O sistema de jogo do Barça é diferente do empregado pelo Simeone no Atlético. Você acha que o seu estilo de jogo se adaptará rapidamente ao esquema tático do Luis Enrique e ao Barça?

Tenho predileção pelo sistema do Barça e Luis Enrique. Meu objetivo era jogar aqui, porque se adapta à minha filosofia do 'nunca render-se', sempre acreditar em si próprio e na sua equipe; lutar sempre até o final. Darei o melhor de mim para me adaptar a este sistema e melhorar dia a dia.

Em várias ocasiões, você falou sobre Leo Messi e a admiração que sente por ele. O que significa para você jogar a seu lado?

Bom, o que dizer de Messi... é simplesmente o melhor da história. Sempre o disse e continuo achando isso: é o melhor. É uma honra vestir a mesma camisa e jogar com ele.

Quem foi seu ídolo de infância?

Meu ídolo de sempre é o Maradona, mas dos atuais, é óbvio que é o Iniesta.

O Barça é um time acostumado a marcar muitos gols. Você acha que pode contribuir neste aspecto? No Galatasaray você marcou 43 vezes em cinco temporadas, tem experiência no assunto.

Meus objetivos não são individuais, não são superar meus números anteriores. Mas com este time, com estes jogadores e este sistema, tenho certeza de que posso fazer muito mais e melhorar muito minhas estatísticas. O verdadeiramente importante é me integrar ao time e ao sistema do Luis Enrique.

Você viveu a melhor época do Atlético de Madrid. Isso é um fator que pode ajudar na sua adaptação a um time acostumado a ganhar?

Tive a sorte de converter meus sonhos e objetivos em realidade. A partir de agora, sonho em ganhar todos os troféus a serem disputados na próxima temporada. Por que não os seis aos quais o time aspira?

Você conhece Barcelona? Gosta?

Adoro Barcelona, Nasci em Istambul, perto do mar, e a partir de agora terei a sorte de viver a mesma sensação todos os dias, ao me despertar perto do mar novamente. Mesmo assim, o importante para que você se sinta bem em uma cidade é ter sucesso nela. Tenho certeza de que será assim.

Conhece ou tem relação com algum jogador de seu novo time?

Diria Ivan Rakitic, porque costumo falar com ele depois dos jogos.

 

Voltar ao início