fcb.portal.reset.password
Milan e Barça na final de 89. Na foto, Rijkaard tira uma bola de cabeça na presença de Koeman.

Milan e Barça na final de 89. Ambos somam 9 títulos desta competição. / FCB

A primeira final da Supercopa da Europa foi disputada no dia 16 de janeiro de 1973. O Ajax de Amsterdã, campeão da Copa da Europa do ano anterior com jogadores como Johan Cruyff e Johan Neeskens, enfrentou o Glasgow Rangers, vencedor da Recopa da UEFA do mesmo ano.

O duelo marcava o centenário do clube escocês e os holandeses venceram a primeira partida em Glasgow por 3 a 1. O duelo da volta foi disputado no Estádio Olímpico da Holanda e os Ajax de Cruyff voltou a vencer por 3 a 2.

Apesar da importância do duelo entre Ajax e Rangers, o confronto nunca foi reconhecido oficialmente pela UEFA. O motivo foi a punição sofrida pelos Rangers por culpa dos incidentes provocados pelos seus torcedores na final da Recopa de 1972.

Ajax, o primeiro campeão

Desse modo, o primeiro título oficial desta competição foi para o Ajax, mas pela final dispuada em janeiro de 1974 contra o Milan. Os holandeses venceram com um placar agregado de 6 a 1.

De 1973 a 1999, a Supercopa da Europa foi disputada entre o Campeão da Liga dos Campeões – antiga Copa da Europa até 1992 – e o vencedor da extinta Recopa da Europa. Desde então, o outro finalista passou a ser o campeão da Copa da UEFA e, mais recentemente, da Europa League.

A Supercopa da Europa foi decidida em duas partidas até 1997 e partir da temporada seguinte até 2012 foi disputada em um único jogo, sempre no Stade Louis II, em Mônaco. Nesse estádio, o FC Barcelona venceu essa competição duas vezes sob o comando de Guardiola, em 2009 e 2011.

Barça: a um título do recorde

Atualmente, o FC Barcelona possui quatro Supercopas e está a apenas um título de igualar o recorde do AC Milan, com cinco. Além disso, os clubes da Liga Espanhola são os dominadores desta competição, com um total de 11 títulos e 20 finais disputadas.

Por outro lado, o campeão da Champions League conquistou o título da Supercopa em 20 das 39 finais disputadas. Já o vencedor da Recopa/UEFA/Europa League ficou com o título nas 19 ocasiões restantes.

Finais sem disputar

Desde a sua criação, a Supercopa da Europa não foi disputada apenas em três ocasiões. Em 1974, o Bayern de Munique e o FC Magdeburgo - equipes da RFA e RDA - não jogaram a final por motivos políticos. Em 1981, o Liverpool não encontrou datas para jogar contra o Dínamo Tbilisi. Por último, em 1985, por culpa da tragédia de Heysel na final da Copa da Europa entre Juventus e Liverpool, não organizaram a Supercopa.

Voltar ao início