fcb.portal.reset.password

Xavi, em uma duelo da Liga 2003/04 no Santiago Bernabéu.

A Liga Espanhola é um cenário excepcional para que os mitos assegurem sua marca na história do futebol. E Xavi Hernández é o maior de todos eles. "Esta equipe sempre tem fome de vitória", relembrou o meia culé na temporada passada ao comentar a filosofia de um Barça que sempre luta até o final. 

Xavi Hernández também também tem fome de seguir vencendo e quebrando recordes em uma competição onde já foi campeão sete vezes, o que lhe converte no número 1 do Barça nesse aspecto. Também é o jogador culé que mais vezes atuou na Liga Espanhola, com um total de 474 partidas. No geral, Xavi é o atleta mais vitorioso da história do FC Barcelona.

O melhor jogador da Eurocopa 2008 e da Copa do Mundo da FIFA 2010, na África do Sul, conviveu com nove treinadores durante a sua trajetória culé. Mas foi o holandês Louis Van Gaal, no dia 3 de outubro de 1998, quem lhe deu a oportunidade de estrear na Liga Espanhola. Foi em uma partida contra o Valência, fora de casa. O Barça venceu por 3 a 1 e a partir desse momento Xavi começou a construir sua brilhante história nessa competição. 

Primeiro título

Entre os sete títulos da Liga Espanhola conquistados, o camisa 6 do Barça destaca o primeiro deles, o da temporada 1998/99, quando jogava com astros como Rivaldo, Figo e o seu atual técnico, Luis Enrique. "Todos os títulos foram fantásticos (comentou na coletiva desta sexta-feira), mas talvez o primeiro tenha sido o melhor. Foi o que mais me emocionou".

Xavi também lembra dos outros seis, que lhe transformaram em um mito da história Barça. "Também dou valor aos outros, até porque todos os títulos são importantes e devem ser celebrados."

Voltar ao início