fcb.portal.reset.password

Xavi é o novo recordista de participações na Champions League / FOTO: Miguel Ruiz-FCB

Ele é o jogador do FC Barcelona com o maior número de títulos conquistados e também um dos capitães do esquadrão azul-grená. Uma lenda em atividade, que na última terça-feira acrescentou mais um recorde à uma trajetória esportiva incomparável. Xavi Hernández se converteu no jogador com o maior número de jogos disputados na Liga dos Campeões da Europa, contra o PSG, no estádio Parque dos Príncipes, em Paris.

Um total de 143 jogos da Champions contaram com a presença do cérebro do melhor Barça da história. Um número conquistado ao longo de 16 temporadas vestindo a camisa culé e que se materializou quando Xavi substituiu Rakitic, no minuto 67 da duelo contra a equipe francesa. Xavi pegou a faixa de capitão e mostrou que ainda tem futebol para dar e vender.

Estreia com 18 anos

A viagem de Xavi na principal competição de clubes do planeta começou quando ele tinha apenas 18 anos, no dia 16 de setembro de 1998. O cenário da sua estreia não poderia ser o mais adequado: O 'Teatro dos Sonhos' de Old Trafford, contra o poderoso Manchester United dos anos 90. Por coincidências da vida, ele também entrou em campo no minuto 67 da partida (como na última terça, em Paris), substituindo o brasileiro Giovanni. Naquela ocasião, Luis Enrique (seu atual técnico) garantiu um ponto para o Barça. 

Foi o pontapé inicial para uma trajetória única. O seu primeiro gol chegou 18 meses mais tarde, contra o Hertha Berlim, no dia 15 de maio de 2000. Foi a temporada que o Barça chegou nas semifinais da competição continental com o técnico holandês, Louis Van Gaal. Desde os seus começos na Champions até a primeira final, em 2006, Xavi se tornou um dos pilares do FC Barcelona.

Infelizmente, na final de Paris acabou desfalcando a equipe. Mas no dia 27 de maio de 2009, em Roma, contra o Manchester United, ele pôde mostrar todo o talento em uma final. Foi dele o cruzamento certeiro para Messi marcar de cabeça o gol que garantiu o terceiro título da Champions ao Barça.

A partida 100

A partida número 100 de Xavi Hernández na Champions League foi disputada no dia 9 de dezembro de 2009, contra o Dínamo de Kiev. Xavi conseguiu marcar o gol que empatava o duelo. Um gol fundamental, que somado ao de Messi, garantiram a vitória azul-grená. Na temporada seguinte, a equipe culé conseguiu um novo feito: jogar a final de Wembley. Xavi atuou como capitão (Puyol estava lesionado) e foi um dos protagonistas do quarto título continental do FC Barcelona. 

Quando tudo parecia impossível, porque já tinha alcançado todas as metas possíveis, Xavi Hernández aparece quebrando outro recorde universal, o que lhe rendeu até um twitter da UEFA em homenagem a mais um feito incomparável. 

 

Xavi, o nº 1 da Champions

Xavi Hernández completou 143 jogos na Champions League e quebrou o recorde de partidas disputadas na competição, superando assim o recorde que pertencia a Raúl González, com 142 jogos. O terceiro nesse ranking é Ryan Giggs, com 141. O goleiro Iker Casillas é o quarto, com 140 e Clarence Seedorf fecha a lista dos cinco primeiros, com 125. 

Voltar ao início