fcb.portal.reset.password
Vermaelen, em jogo do Arsenal, aplaudindo

Vermaelen atuando pelo Arsenal / ARSENAL FC

Nascido em Kapellen, na Bélgica, a 14 de novembro de 1985, Thomas Vermaelen formou-se no Ajax, de Amsterdã. E, como bom representante das categorias de base do clube holandês, o segundo belga da história do FC Barcelona  - depois de Fernand Goyvaerts (1961-1965) – é  um zagueiro com central com boa saída de bola, muito disciplinado taticamente e com forte poder de marcação. E, mesmo com toda sua presença defensiva, o atleta de 28 anos se destaca também pela visão de jogo e versatilidade, podendo atuar na lateral-esquerda.

Com passagem por duas das principais ligas europeias, a holandesa e a inglesa, Vermaelen foi referência de vestiário por onde esteve já que ostentou a braçadeira de capitão tanto no Ajax como no Arsenal.

Sua estreia profissional pelo clube da capital holandesa, ao qual chegou no ano 2000, foi precoce. Tinha só 19 anos quando entrou em campo contra o Volendam em 15 de fevereiro de 2004. Após uma etapa emprestado ao RKC Waalwijk, Vermaelen voltou como titular ao Ajax, onde conquistaria uma Eredivisie (a Liga Holandesa), duas Copas e duas Supercopas da Holanda. Tornou-se capitão em 2008.

Um ano depois, Arséne Wenger o levou ao Arsenal, marcando gol logo na estreia. Em Londres ele se revelaria não só um beque vigoroso, como também goleador e, já na primeira temporada, seria escolhido para o time oficial dos melhores do campeonato. Com a saída Robin Van Persie em 2012, foi promovido a capitão. Em quatro temporadas na Inglaterra, faturou uma da FA Cup (2013/14).

Pela Seleção da Bélgica, Vermaelen estreou em 1º de março de 2006, aos 20 anos. Acumula 46 partidas e foi importante na conquista da vaga para a Copa do Mundo de 2014. Considerado um dos melhores zagueiros belgas de sua geração, autou com os “diabos vermelho” no Brasil, chegado às quartas de final.

Voltar ao início