fcb.portal.reset.password

O aniversariante Romário: inesquecível ídolo culé

A sutileza desconcertante no arremate. A frieza inabalável diante do goleiro adversário. O drible impossível de ser evitado, com a bola "colada" ao pé direito.

Quem viu Romário jogar não se esquece jamais. Testemunha de uma temporada incrível, a de 1993/1994, quando o Baixinho reforçou o "Dream Team" comandado por Johan Cruyff, a torcida culé se inclui com gosto neste grupo de nostálgicos.

30 gols em 33 jogos

O carioca Romário de Souza Faria, que completa 49 anos hoje, chegou ao FC Barcelona no meio de 1993, vindo do PSV Eindhoven. Marcou 30 gols em 33 jogos na Liga, incluindo alguns muito importantes, como os três na mítica goleada por 5 a 0 contra o Real Madrid no Camp Nou.

No verão de 1994, como se não bastasse o título espanhol pelo Barça, o hoje senador pelo Rio de Janeiro ainda foi o principal jogador da Seleção Brasileira na conquista do tetracampeonato, nos Estados Unidos. Marcou cinco vezes e foi eleito o melhor atleta da competição, e detém a impressionante marca de terceiro maior artilheiro da história da pentacampeã, com 55 gols. Acabou saindo do clube antes da hora, no comecinho de 1995 para jogar no Flamengo, mas jamais deixou totalmente os corações azul-grenás.

Homenagem

Em homenagem ao Baixinho, publicamos o vídeo especialmente preparado pela Barça TV dentro de sua série "Legends". Confira todos os gols do craque, incluindo pinturas como as coberturas contra Real Sociedad (minuto 2), Osasuna (minuto 3) e Atlético de Madrid (minuto 10), o do famoso drible em Alkorta, do Real Madrid, (minuto 6) e um de falta contra o Osasuna (minuto 8).

Voltar ao início