fcb.portal.reset.password
Fotomontagem com Rivaldo, Puyol, Henry e Abidal.

Rivaldo, Puyol, Henry e Abidal.

2014 ficará marcado como o ano da aposentadoria de quatro ex-jogadores do FC Barcelona que ocupam um lugar privilegiado na história do clube. São eles: Carles Puyol, Rivaldo, Thierry Henry e Éric Abidal. Os três últimos conquistaram a glória no Camp Nou e se retiraram dos gramados após uma longa trajetória fora do Barça. Somente Puyol finalizou a sua carreira como culé.

VITOR BORBA FERREIRA 'RIVALDO'

No último mês de março, Rivaldo anunciou o seu adeus do futebol aos 41 anos. Entre 1997 e 2002, o brasileiro se converteu em um dos maiores jogadores que já vestiram a camisa azul-grená. Canhoto fino e potente, ganhou duas Ligas e uma Copa do Rei. A nível pessoal, recebeu a Bola de Ouro em 1999. Após a sua etapa no Barça, onde marcou 136 gols, atuou no futebol da Itália, Grécia, Angola, Uzbequistão e, novamente, Brasil. Disputou os seus últimos jogos com o São Paulo.



CARLES PUYOL

O zagueiro colocou um ponto final na sua carreira ao término da temporada 2013/14, com 36 anos. Castigado pelas lesões, Puyol deixou para trás 15 temporadas no time principal do Barça, dez delas como capitão. Graças à sua liderança, posicionamento, força e velocidade, esteve durante muito tempo entre os melhores defesas do mundo. Sua coragem lhe rendeu o privilégio de ser um dos símbolos do melhor Barça da história. Puyol se aposentou como o segundo atleta com mais jogos pelo clube (593) e com a honra de ser o único a levantar duas Ligas dos Campeões, que poderiam ser três. Mas a terceira ele cedeu a honra à Éric Abidal, em um gesto memorável. 


THIERRY HENRY

No último dia 16 de dezembro, Thierry Henry anunciou a sua aposentadoria como jogador de futebol ao 37 anos. Na Premier League, durante a sua etapa no Arsenal, se consolidou como um atacante efetivo e elegante que ganhou a Chuteira de Ouro do futebol europeu em 2004 e 2005. Em 2007 chegou ao Barça e, após um ano complicado, conseguiu a 'tríplice coroa' da Europa formando o ataque culé ao lado de Messi e Eto'o. Desta maneira, o francês levantava a sonhada Liga dos Campeões. Sua última etapa como atleta (2010 a 2014) foi no New York Red Bull, com um regresso efêmero ao Arsenal em forma de empréstimo. .


ÉRIC ABIDAL

O lateral francês anunciou a sua aposentadoria no último dia 19 de dezembro, aos 35 anos. Abidal possui uma das histórias mais comovente e bonita da história do Barça. Chegou em 2007 procedente do Olympique de Lyon e se destacou como um lateral esquerdo técnico e fisicamente impecável. Em 2011, no auge da carreira, descobriu que tinha um tumor no fígado e sua luta se transformou em um exemplo de superação. Em 2013 abandonou o clube como um dos jogadores mais queridos e admirados pelos culés. Suas últimas equipes foram o Mônaco e o Olympiacos

Voltar ao início