fcb.portal.reset.password

Dani Alves, em um jogo da sua primeira temporada no Barça, a 2008/09 /MIGUEL RUIZ-FCB

Após renovar seu contrato com o FC Barcelona, Dani Alves permanecerá no clube por pelo menos mais dois anos. Sendo assim, a temporada 2015/16, que começa em agosto, será sua oitava com a camisa azul-grená, e uma boa oportunidade para que o baiano aumente sua já formidável coleção de títulos.

Até o momento, o lateral acumula três Champions League, cinco Ligas, três Copas do Rei, duas Supercopas da Europa, quatro Supercopas da Espanha e dois Mundiais de Clubes. Trata-se de um currículo que poucos atletas alcançaram na história do futebol, ao qual podemos acrescentar a presença constante de Dani na lista dos melhores laterais do mundo.

Aproveitando a ocasião, separamos os 10 maiores momentos do brasileiro no Barça:

· A chegada ao clube, no verão de 2008: vindo do Sevilla, Alves é apresentado no Camp Nou em 02 de julho. Em seu primeiro ano como culé, torna-se titular absoluto do time de Guardiola, encerrando a temporada com 54 partidas disputadas, seu melhor registro até agora, junto com a de 2010/11.


· O primeiro gol , em 25 de outubro de 2008. Em jogo pela oitava rodada da Liga, Dani fecha a goleada por 5 a 0 sobre o Almería, com cobrança de falta de longa distância.


· Uma temporada histórica. Alves foi muito importante na obtenção do primeiro triplete da história do FC Barcelona, atuando em 34 jogos da Liga, 10 da Champions e oito da Copa do Rei.


· 100 jogos oficiais, em 4 de maio de 2010. A marca foi atingida em sua segunda temporada, contra o Tenerife, em partida no Camp Nou que acabou em 4 a 1 para os donos da casa. Dois dos gols saíram de passes de Alves.


· O primeiro gol contra o Real Madrid, em 25 de janeiro de 2012.  No Camp Nou, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Rei – que terminaria com classificação do Barça -, Dani marcou golaço de fora da área, em chute com muito efeito.


· 200 jogos oficiais, em 3 de abril de 2012. Nova marca, desta vez em um Barça 3 - 1 Milan de quartas de final da Liga dos Campeões, no Camp Nou.


· O 20º gol, em 12 de março de 2014. Dani balançou as redes rivais pela 20ª – e até o momento, última - vez contra o Manchester City.


· Protagonismo na Champions. Na mesma eliminatória, que marcou a passagem do Barça para as quartas de final da Champions, o lateral foi fundamental tanto na ida – quando fez o segundo dos 2 a 0 para os culés em Manchester -, quanto na volta - selando os 2 a 1 no Camp Nou.


· Um recorde entre os estrangeiros, em 20 de abril de 2014. Em um duelo com o Athletic Club no Camp Nou, Dani supera Phillip Cocu como o segundo jogador estrangeiro com mais partidas pelo Barça. O holandês tinha 292 jogos, e Alves tem agora 343. À sua frente, apenas Leo Messi, com 482.


· 300 jogos oficiais , em setembro de 2014. Contra o Apoel, pela Champions, na primeira fase da Champions 2014/15.

 

Voltar ao início