fcb.portal.reset.password
Xavi, com o ex-culé Thuram, no último confronto entre Barça e Juventus

Xavi, com o ex-culé Thuram, no último confronto entre Barça e Juventus / ARQUIVO FCB

Cinco duelos em quatro competições é o número de vezes e de torneios nos quais FC Barcelona e Juventus estiveram frente a frente em uma eliminatória. A vantagem é do Barça, com três triunfos e duas eliminações. Agora, 12 anos depois do último confronto, ambas as equipes voltam a se enfrentar no que certamente será um duelo inesquecível. 

Barça e Juventus decidirão a final da Champions League 2014/15 no próximo dia 6 de junho, no Olympiastadion, em Berlim. A equipe culé lutará pelo seu quinto título da competição, a qual não vence há quatro anos. Já os italianos buscarão pôr fim a um tabu de quase 20 anos sem título e conquistar a terceira Champions da sua história. 

Copa Latina, a 1ª partida

FC Barcelona e Juventus se enfrentaram pela primeira vez na temporada 1951/52, em uma partida das semifinais da Copa Latina. Naquela ocasião, o Barça superou os italianos por 4 a 2 e se classifcou para a final que posteriormente seria vencida contra o Niza, no Parque dos Príncipes, em Paris. 

2º confronto: Copa de Ferias

A Vecchia Signora conseguiu se vingar 15 anos depois, em uma partida válida pelos 1/16 de final da Copa de Ferias (antiga Europa League) da temporada 1970/71. O Barça caiu eliminado após perder as duas partidas por 2 a 1. Naquele ano, a Juventus disputaria a final mas acabaria derrotada pelo Leeds United.

3º combate: Copa da Europa

Barça e Juventus voltaram a se encontrar nas quartas-de-final da Copa da Europa 1985/86. O Barça voltou a levar a melhor. Venceu por 1 a 0 no Camp Nou, com um gol de Julio Alberto e empatou em Turim (1 a 1). O culés chegariam à final daquele ano, mas acabaria derrotado nos pênaltis para o Steaua de Bucareste na decisão em Sevilla. 

4º duelo: Recopa da Europa

Na temporada 1990/91, o Barça e a Juventus se enfrentaram pela quarta vez na história e em uma quarta competição europeia distinta, a Recopa da Europa. O duelo era válido pelas semifinais e a vaga na grande decisão ficou com o Barça. Os culés venceram o jogo de ida no Camp Nou por 3 a 1, gols de Stoichkov (2) e Goikoetxea. Na volta, em Turim, a Juventus venceu por 1 a 0. 

O último confronto

O último confronto europeu entre culés e italianos ocorreu na temporada 2002/03. Essa eliminatória será lembrada pela fatídica prorrogação disputada no Camp Nou, que resultou na classificação da Juventus. No jogo de ida, o Barça conseguiu um empate valioso em 1 a 1 graças a um gol de Saviola. Em Barcelona, Nedved botou os italianos na frente do placar e Xavi igualou o duelo. O jogo foi para a prorrogação e Zalayeta marcou o gol que classificou a Juventus. 


FC Barcelona goals against Juventus in... por fcbarcelona
Voltar ao início