fcb.portal.reset.password

Messi e Neymar marcaram juntos 31 gols no primeiro turno / FOTO: VÍCTOR SALGADO - FCB

  • O FC Barcelona terminou o primeiro turno da Liga na segunda posição com 44 pontos, um a menos do que o Real Madrid. Em 19 jogos, a equipe de Luis Enrique totalizou 14 vitórias, três derrotas e dois empates.

  • Luis Enrique utilizou 22 jogadores até o momento. Do elenco do time principal, não jogaram ainda apenas o zagueiro Vermaelen, contundido, e os goleiros Ter Stegen e Masip – que atuaram apenas em outras competições -, além de Munir e Sandro, do Barça B.

  • Exemplos de regularidade, Claudio Bravo e Leo Messi atuaram em todos os 19 jogos. O goleiro chileno não ficou de fora por sequer um dos 1.710 minutos disputados, enquanto o atacante argentino esteve presente em 1.665 (permaneceu no banco durante o primeiro tempo na derrota para a Real Sociedad).

  • A defesa culé é, de longe, a menos vazada do torneio. Bravo foi buscar somente 9 bolas na rede em 19 rodadas, mantendo uma ótima média de 0,47 gols por partida.

  • Dos 48 gols marcados pelo Barça nos 19 jogos – média de 2,5 - 24 foram com o pé direito, 16 com o esquerdo, sete de cabeça e um contra. O período do jogo em que os azul-grenás foram mais letais foi no final, do minuto 76 ao 90 (15 gols).

  • Leo Messi fecha o turno como artilheiro culé, com 19 gols, seguido por Neymar Jr, com 12. O camisa 10 conseguiu três hat-tricks (chegando aos 30 com a camisa do Barça): a goleada por 5 a 1 contra o Sevilla no Camp Nou, quando superou Zarra, contra o Espanyol, também em casa e pelo mesmo placar, e contra o Deportivo em Riazor nos 4 a 0 deste domingo. Além disso, é o líder em assistências, com oito.

  • 11 jogadores diferentes marcaram pela Liga: Messi (19), Neymar (12), Rakitic (3), Pedro (3), Piqué (2), Suárez (2), Sandro (2), Jordi Alba (1), Munir (1), Busquets (1) e Xavi (1).

  • Vale destacar que os seis atacantes que participaram de jogos estufaram os barbantes rivais: Messi, Neymar, Suárez, Pedro, Munir e Sandro, que totalizaram juntos 39 gols e 21 assistências. Só a dupla Messi-Neymar é responsável por 31 gols

  • O Barça é o time que mais completa passes na competição. Foram 13.029 até agora, registrando uma eficácia de 88,2%. Busquets é o melhor neste quesito, com 1.336 acertos, enquanto o rei dos passes no campo do adversário é Messi, com 1.026.

  • Neymar Jr. é o principal alvo das faltas adversárias. O atacante paulista sofreu 49 nas 16 partidas que disputou. O Barça, aliás, é o time menos faltoso da Liga (194) e o que menos recebeu cartões amarelos (32).

Voltar ao início