fcb.portal.reset.password

Barça celebra um gols contra a Real Sociedad na estreia da temporada 2012/13. / FOTO: Miguel Ruiz - FCB

A Liga Espanhola é a competição da regularidade e começar ganhando sempre é o melhor caminho. O FC Barcelona venceu nas suas últimas cinco estreias nesta competição. Tanto nas últimas três temporadas sob o comando de Pep Guardiola, como na seguinte, com Tito Vilanova e, na última, com Tata Martino, o Barça conseguiu triunfos contundentes onde brilharam as novas contratações da época. 

Vitórias sublimes

A combinação entre espetáculo e efetividade, característica história desta equipe, voltou a ser referência nas últimas cinco estreias da equipe nesta competição. Na temporada 2009/10, o Barça venceu o Sporting de Gijón por 3 a 0, com gols de Bojan, Keita e o estreante Zlatan Ibrahimovic, que marcou de cabeça após um cruzamento de Dani Alves.

Já no dia 29 de agosto de 2010, o conjunto culé enfrentou o Racing, em Santander. Após ser um dos destaques na Copa do Mundo da FIFA 2010, na África do Sul, David Villa estreava com o Barça na Liga marcando um dos três gols. Iniesta e Messi completaram o placar. O outro protagonista da partida foi Victor Valdés, que defendeu um pênalti no minuto 35. 

Na Liga 2011/12, a estreia que deveria ser contra o Málaga foi adiada e a primeira partida do Barça foi contra o Villarreal, na estreia da que foi a última Liga Espanhola de Guardiola no comando do clube. A equipe culé goleou por 5 a 0. Messi (2), Cesc, Alexis e Thiago Alcántara marcaram os gols da partida. 

Mudanças de técnico

Na temporada 2012/2013, o Barça voltou a iniciar a Liga Espanhola no Camp Nou, desta vez contra a Real Sociedad. A equipe, agora comandada pelo saudoso Tito Vilanova, venceu com um contundente 5 a 1. A mudança de treinador não diminuiu nem um pouco a qualidade do jogo da equipe. O capitão Puyol, Pedro, Villa e Messi (2) foram os goleadores da noite. Era um começo prometedor em uma Liga que o Barça acabaria campeão com o recorde de pontos (100). 

Por último, na temporada 2013/14, mais uma vitória esplêndida. Com o argentino Tata Martino como técnico, o Barça obteve outra sublime goleada na estreia: 7 a 0 contra o Levante. Messi, pelo terceiro ano consecutivo, marcava dois gols na estreia do Barça na Liga. Nessa ocasião, Pedro também marcou dois. Alexis, Alves e Xavi fecharam a goleada. 

Com o exemplo dessas últimas estreias ainda vivo na memória, o duelo contra o Elche se oferece como uma grande oportunidade para a nova comissão-técnica botar em prática suas novas ideias e, quem sabe, conquistar outra vitória sublime. 

Voltar ao início