fcb.portal.reset.password

O Barça entra para a la história

2008/09 e 2014/15. Duas temporadas históricas. Duas tríplices coroas. Com a quinta Liga de Campeões azul-grená, erguida por Xavi Hernández esta noite no Olympiastadion de Berlim, o Barça encerrou uma temporada de sonhos, na qual angariou também o seu 23º título da Liga e o 27º de Copa do Rei.

Foi o segundo triplete alcançado pelo clube e a primeira vez em toda a história do futebol em que uma mesma agremiação realiza a façanha duas vezes. Outros sete clubes já conquistara os três troféus principais ao longo do tempo: Celtic de Glasgow (1967), Ajax (1972), PSV (1988), Manchester United (1999), Inter de Milão (2010) e Bayern de Munique (2013). Mas apenas o FC Barcelona repetiu a dose.

O primeiro triplete

A primeira vez em que culés abocanharam a trinca de "canecos" ocorreu na temporada 2008/09, a mais memorável da história barcelonista, na qual foram conquistadas a 20ª Liga, a 24ª Copa do Rei contra o Athletic Club em Mestalla e a terceira Champions, em Roma contra o Manchester United. O técnico era Pep Guardiola.

Aquele ano de 2009 entraria para a história também pelo total de troféus obtidos pela equipe: seis. Além do triplete, foram ganhos ainda as Supercopas da Espanha e da Europa e o Mundial de Clubes.

Sete jogadores fazem a "dobradinha "

No elenco atual do Barça, sete jogadores podem ostentar a honra de terem participado de ambos os tripletes:  Xavi Hernández, Andrés Iniesta, Leo Messi, Gerard Piqué, Dani Alves, Sergio Busquets e Pedro Rodríguez.


Voltar ao início