fcb.portal.reset.password

Neymar, Aduriz e Pedro / FOTOMONTAGEM FCB

Não apenas o título de campeão da Copa do Rei 2014/15 estará em jogo no próximo sábado no Camp Nou. Tanto no FC Barcelona quanto no Athletic de Bilbao há jogadores que, dependendo do que aconteça em campo, podem voltar para suas casas com o prêmio de artilheiro da competição.

Neymar Jr., com seis gols, e Pedro Rodríguez, com cinco, são os representantes culés na disputa, enquanto Aritz Aduriz, também autor de cinco tentos, é o jogador da equipe basca que pode vencer a briga. Todos perseguem o líder atual do ranking goleador da Copa, Iago Aspas, do Sevilla, que balançou redes adversárias sete vezes.

Os retrospectos

Caso consiga superar o rival do time andaluz, o brasileiro conquistará seu primeiro prêmio individual pelo Barça. Seria uma recompensa à altura de seu desempenho no torneio, no qual teve atuações de destaque – algumas decisivas, e marcou seus seis gols contra três agremiações: Elche, Atlético de Madrid e Villarreal. E, excetuando os dois que anotou nos 5 a 0 contra o Elche no Camp Nou, todos os outros foram fora de casa – dois no Vicente Calderón contra o Atlético de Madrid (0-4) dois no El Madrigal ante o Villarreal (1-3), no último jogo antes da decisão.

Pedro deixou sua marca quatro vezes contra o Huesca – um fora e três em casa – e outro no jogo de volta contra o Elche. Caso faça a "dobradinha" necessária para levar o troféu, o canário totalizará 100 gols em 316 partidas. Até agora, ele contabiliza 58 pela Liga (em 203 jogos), 17 pela Copa (37), 15 pela Champions (60), dois na Supercopa da Espanha (9), um na Supercopa da Europa (2) e dois no Mundial de Clubes (4).

Ambos têm pela frente, porém, Aritz Aduriz, atacante que vem sendo fundamental para o Athletic na temporada, com 26 gols. Na Copa, ele estufou os barbantes de Espanyol, Málaga e Celta no caminho até a final.

O ranking dos artilheiros

7 gols

Iago Aspas (Sevilla)

6 gols

Neymar (Barça)

5 gols

Pedro (Barça), Aduriz (Athletic), Gerard Moreno (Villareal) e Gameiro (Sevilla)

Voltar ao início