fcb.portal.reset.password
Luis Enrique, gesticulando no Allainz Arena.

Luis Enrique é o terceiro técnico do Barça que chega a uma final na sua estreia / MIGUEL RUIZ - FCB

Na sua primera temporada no comando do FC Barcelona, Luis Enrique conseguiu entrar no seleto grupo de treinadores que conseguiram chegar a uma final da Liga dos Campeões. Além disso, conseguiu um feito histórico. Decidir uma Champions League no seu ano de estreiana competição e como treinador da equipe. 

"É uma alegria imensa chegar a uma final no meu primeiro ano. Isso é fruto do esforço e do trabalho", explicou, na coletiva realizada no Allainz Arena, após a partidacontra o Bayern de Munique. O ex-técnico do Barça B, Roma e Celta de Vigo não ocultou a sua alegria por saber que estará em Berlim no dia 6 de junho, mas ressaltou. "Temos que terminar bem".

O 11º técnico

Luis Enrique se converteu no 11º técnico que chega a uma final da Liga dos Campeões, desde a mudança do formato da competição (na temporada 1992/93), no seu primeiro ano como técnico da respectiva equipe. A lista dos treinadores que conseguiram a façanha é a seguinte:

2015

Luis Enrique

FC Barcelona

2014

Carlo Ancelotti

Real Madrid

2012

Roberto Di Matteo

Chelsea

2010

Louis van Gaal

Bayern de Munique

2009

Pep Guardiola

FC Barcelona

2008

Avram Grant

Chelsea

2005

Rafa Benítez

Liverpool

2002

Klaus Toppmöller

Bayern Leverkusen

2000

Héctor Cúper

Valencia

1999

Ottmar Hitzfeld

Bayern de Munique

1998

Jupp Heynckes

Real Madrid

Ao lado de Orizaola e Guardiola

Luis Enrique é agora o terceiro treinador da história do FC Barcelona que chega a uma final da Liga dos Campeões no seu primeiro ano no comando da equipe. Antes dele, somente Enrique Orizaola (1961) e Pep Guardiola (2008/09) tiveram essa honra. 

Voltar ao início