fcb.portal.reset.password

Leo Messi é o atual líder na corrida pela Bola de Ouro europeia / VÍCTOR SALGADO – FCB

O grande início de ano de Leo Messi tem sido coerente com a boa fase do FC Barcelona. O time se encontra na melhor situação possível nas três competições que disputa, com a vantagem que obteve após o primeiro jogo das oitavas de final da Champions, a liderança na Liga e a classificação para a final da Copa do Rei.

E os gols do craque argentino, neste sentido, têm sido essenciais: nos 17 jogos do qual participou em 2015, Messi marcou 20 vezes, 17 das quais na Liga e as outras três nos outros campeonatos. Atualmente, o atacante é não apenas o artilheiro do torneio espanhol, com 32 gols – os últimos dois anotados na vitória do último fim de semana contra o Eibar -, como também o principal goleador em todas as ligas europeias, superando Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e Alexander Meier, do Eintracht Frankfurt.

Vale lembrar que no top 10 da artilharia da Europa a sétima posição é ocupada por Neymar Jr, empatado com Robben, Jackson Martínez e Agüero com 17 gols.

Diferentes coeficientes

Esta classificação distingue vários coeficientes, de acordo com a categoria do campeonato. O espanhol, neste caso, tem o máximo coeficiente (2.0), o mesmo que a Premier League, a Bundesliga, a Serie A italiana e a Liga Portuguesa.

Ligas como a francesa, a holandesa ou a austríaca têm coeficiente 1.5. Nesta última se destaca Jonathan Soriano (Red Bull Salzburg), atacante com passagem pelo Barça. Outros jogadores de ligas menores com coeficiente 1 entram no ranking dos melhores goleadores europeus. O exemplo mais claro é Kabaev, da Liga da Estônia.

Com estes critérios, este é o Top 10 da atual classificação na corrida pela Bola de Ouro nesta temporada:


1 Leo Messi (FC Barcelona) Liga 32 gols 64 pontos
2 Cristiano Ronaldo (Real Madrid) Liga 30 gols 60 pontos
3 A. Meier (Eintracht Frankfurt) Bundesliga 19 gols 38 pontos
4 E. Kabaev (Sillamäe Kalev) Meistriliiga 36 gols 36 pontos
5 Diego Costa (Chelsea) Premier League 18 gols 36 pontos
6 Lacazette (Olympique de Lyon) Ligue 1 23 gols 34,5 pontos
7 Neymar Jr (FC Barcelona) Liga 17 gols 34 pontos
8 Robben (Bayern de Munich) Bundesliga 17 gols 34 pontos
9 Jackson Martínez (Oporto) Primeria Liga 17 gols 34 pontos
10 Kun Agüero (Manchester City) Premier League 17 gols 34 pontos
Voltar ao início