fcb.portal.reset.password
CR7 e Messi no último clássico do Bernabéu.

CR7 e Messi no último clássico do Bernabéu. / FOTO: Miguel Ruiz-FCB

O www.fcbarcelona.com.br entrou em contato com alguns jornalistas brasileiros com experiência em jogos da Liga Espanhola para conhecer a opinião deles sobre o clássico entre Real Madrid e FC Barcelona, do próximo sábado, no estádio Santiago Bernabéu.

O atual momento das duas equipes, o favoritismo merengue pelo fator campo, o duelo entre a eficiência ofensiva de CR7 (leva 15 gols em oito jogos da Liga) e a conexão letal entre Messi e Neymar foram alguns dos fatores levados em conta pelos profissionais de comunicação.

Para o fotógrafo do diário catalão Mundo Deportivo, Claudio Chaves, brasileiro que cobre a atualidade esportiva culé há mais de uma década, o atual momento de Leo Messi pode ser decisivo no Bernabéu. “Vejo o Messi muito inspirado nesta temporada. Com o apoio do Neymar, do restante dos companheiros e uma escalação correta, o Barça tem chances. Mas vai ser difícil.”

Com relação ao duelo ofensivo, Claudio Chaves não tem dúvidas sobre em quem apostaria. “A dupla Messi-Neymar é muito mais letal. O Cristiano Ronaldo é craque, um grande jogador e sabe vender bem esse rótulo, mas fico com a dupla do Barça.”


O correspondente da ESPN Brasil em Barcelona, Thiago Arantes, opina que as estatísticas de CR7, a possibilidade de Messi superar o recorde de Zarra e o regresso de Luis Suárez já transformam o clássico em um duelo histórico antes de começar.

“Será interessante por todos os números que rodeiam a partida e também porque será a primeira vez que o Real Madrid será testado contra um time forte. De um lado, o Madrid goleador. Do outro, um Barça sem sofrer gols”, disse. Sobre um possível resultado, afirmou. “Apostaria em um empate, mas não duvido que possa ocorrer qualquer coisa nessa partida.”O Real Madrid tem um time mais forte que o Barcelona

Outra opinião consultada foi a do editor-chefe da BBC Brasil em São Paulo, Julio Gomes. Para ele, indicar um favorito não é uma tarefa recomendável. “Falar em favoritos em clássicos é pedir para se complicar. O Real Madrid tem um time mais forte que o Barcelona, considerando todas as linhas. Mas não se pode duvidar de uma equipe com o ataque do Barça.”

Já quando o assunto são os goleadores, declarou: “Apostaria por Cristiano Ronaldo. Não necessariamente para este clássico, mas para o restante da temporada. É, de longe, o jogador mais decisivo do mundo hoje em dia. Messi parece ter deixado o auge para trás, e o auge de Neymar está claramente mais à frente.”


João Henrique Marques, do Portal UOL, assegurou que todos podem esperar um clássico eletrizante. “Espero um duelo extremamente ofensivo., franco, com muita velocidade e poucos erros. São vários jogadores com poder de decisão em campo. É evidente que será um confronto excelente.”

Mas na hora de apostar por algum protagonista, foi claro. “Em um Barça-Madrid sou Messi. A história é Messi. Com o Neymar mais próximo e em boa fase, só aumenta minha expectativa. Acredito que o CR7 vai sofrer com a marcação rival, mas vejo o Madrid mais entrosado.”O Bernabéu vai aplaudir de pé uma grande atuação do Neymar Jr

Para finalizar, a opinião do repórter especial e colunista da Gazeta do Povo, Leonardo Mendes Júnior. “Barça-Madrid é sempre um espetáculo do futebol e o deste sábado não será diferente. Os dois times fizeram boas contratações durante a Copa e o clássico será a melhor medida de como essas novas peças se ajustaram nas equipes. Madrid favorito? Creio que o termo mais adequado é, por jogar no Bernabéu, mais obrigado a vencer do que o Barcelona.”

Na hora de apostar, Mendes Júnior garantiu que o estádio merengue vai aplaudir de pé outro craque brasileiro. “Gosto muito do Madrid quando ele consegue explorar mais a velocidade dos seus jogadores. Não costuma ser o caso no Bernabéu. Então, se tivesse uns euros para apostar, apostaria no Barça. Neymar e Messi apresentam uma sintonia perfeita nesta temporada. Creio que, a exemplo do que já aconteceu com Ronaldinho, este sábado será o dia do Bernabéu aplaudir de pé uma grande exibição de Neymar.”

Voltar ao início