fcb.portal.reset.password

Mathieu, disputando bola com Alves. FOTO: MIGUEL RUIZ-FCB.

Nascido em Luxeuil-les-Bains, França, a 29 de outubro de 1983, Jérémy Mathieu é um zagueiro de porte físico imponente que sabe atuar em várias posições na linha defensiva. Com 1,92 m de altura, Mathieu tem como grande qualidade a colocação no campo e bom toque de bola. Além disso, domina o jogo aéreo. Até poucas temporadas atrás, sua posição natural era a de lateral esquerdo, mas atualmente joga mais na área central da retaguarda.

O francês iniciou a carreira no Sochaux, da liga de seu país. Em três temporadas no time principal, disputou 97 partidas e marcou 13 gols. Seu desempenho atraiu a atenção de vários clubes, e ao final da temporada 2004/05 assinou com o Toulouse, que defenderia entre 2005 e 2009, atuando 122 vezes e anotando cinco gols.

Futebol espanhol

Aos 25 anos, Mathieu foi contratado pelo Valencia, onde em pouco tempo sua presença como titular se tornaria incontestável. Na primeira temporada (2009/10) jogou em 24 ocasiões, e na seguinte 38. Foi em Valência, aliás, que ele passou da lateral esquerda para a zaga central.

O balanço total das cinco temporadas do jogador em Mestalla fechou em 176 jogos e sete gols marcados, sendo quatro dos quais em seu derradeiro ano. Mathieu também defendeu a seleção francesa em duas oportunidades. A primeira foi em 11 de novembro de 2011 contra os Estados Unidos. Aos 30 anos, é um zagueiro experiente e com virtudes físicas e técnicas.

 

Voltar ao início