fcb.portal.reset.password

Gol de Piqué contra APOEL. FOTO: MIGUEL RUIZ-FCB.

O FC Barcelona venceu o Apoel por 1 a 0 nesta quarta-feira, em jogo válido pela estreia de ambas as equipes na Champions League 2014/15. O único gol da partida foi marcado por Gerard Piqué. O resultado garantiu a liderança do Grupo F ao Barça em uma noite que o técnico Luis Enrique decidiu fazer diversas mudanças no time titular.

Piqué mostra o caminho

O equilíbrio marcou o início da partida. Nos primeiros 10 minutos de jogo, Barça e Apoel atuaram com cautela, observando um ao outro e buscando algum ponto vulnerável para se arriscar no ataque. Luis Enrique resolveu fazer rotações e mudou nove jogadores com relação ao time titular que venceu o Athletic Club, no último sábado, pela Liga Espanhola.

Sete deles (Ter Stegen, Bartra, Piqué, Adriano, Samper, Xavi e Neymar) foram titulares pela primeira vez na temporada. E o primeiro gol da partida surgiu através de um deles. Piqué, que tinha afirmado na véspera da partida que vive um processo de melhora contínua, aproveitou uma cobrança de falta perfeita de Messi pela direita para, de cabeça, abrir o placar.

Domínio sem gols

O segundo tempo no Camp Nou foi uma cópia do primeiro. Domínio completo do Barça, mas com muitas dificuldades para criar ocasiões claras de gol. Apesar da desvantagem no placar, o Apoel se preocupava apenas em manter a sua defesa organizada. A estratégia cipriota dificultava o trabalho da equipe culé e rendia alguns contra-ataques perigosos, como os que foram bem defendidos por Bartra e Alves.

O jogo de gato e rato seguiu até o final. No minuto 67, Munir chegou a ampliar o placar, mas o árbitro marcou corretamente impedimento. O Barça insistia como podia. Pelo meio, pelas pontas, mas sempre esbarrava na defesa do Apoel, que esteve taticamente bem estruturada durante todo o confronto. No final, o gol solitário de Piqué garantiu três pontos importantes ao Barça.

Líder do Grupo F

A vitória apertada contra o Apoel e o empate em 1 a 1 entre o Ajax e o PSG, deixou o clube catalão na liderança do Grupo F após a rodada de estreia da Champions League. Apesar disso, a equipe de Luis Enrique mostrou um rendimento bem abaixo do que foi visto nas três atuações da equipe da atual Liga Espanhola.

Fora o gol de Piqué e o fato de Alves completar 300 jogos oficiais pelo Barça contra a equipe cipriota, o público presente no Camp Nou não teve muito o que comemorar. O próximo compromisso do Barça será no domingo que vem, contra o Levante, em Valência.

Voltar ao início