fcb.portal.reset.password

Evaristo e Tejada, no Camp Nou / Miguel Ruiz-FCB

Evaristo e Tejada, celebrando os 4 a 0 ao Real Madrid em 1958.

Entre ambos, marcaram mais de 300 gols com a camisa do FC Barcelona. Fizeram parte de um dos maiores esquadrões da história do Barça e são amigos há quase 60 anos. Também jogaram posteriormente no Real Madrid e ganharam títulos, o que lhes converte em verdadeiras autoridades quando o assunto é o futebol espanhol.

Mas a própria história e o coração de ambos não deixam dúvidas. São lendas culés e apaixonados pelo clube. Com 178 gols em 226 jogos, Evaristo de Macedo (81 anos) é até hoje o maior artilheiro brasileiro do Barça somando jogos oficiais e amistosos. Oficialmente, marcou 101 gols em 151 jogos - Rivaldo marcou 130. Seu grande amigo, o catalão Justo Tejada Martínez (82 anos), não fica longe: balançou as redes rivais 129 vezes em 253 jogos.

Curiosidades históricas

Evaristo e Tejada tiveram o privilégio de jogar no Barça quando o clube inaugurou o Camp Nou, em 1957. No novo estádio, realizaram façanhas históricas. Evaristo marcou o primeiro hat-trick da então nova 'casa' do Barça, em uma goleada por 7 a 1 sobre o Valladolid, no dia 8 de março de 1958. Sete meses depois, outra façanha: o primeiro hat-trick contra o Real Madrid no Camp Nou, em uma vitória por 4 a 0.

"Foi sensacional. Meu primeiro jogo contra o Real Madrid, eram os atuais campeões europeus e tive a felicidade de marcar três gols", explicou Evaristo. Já Tejada, que antes tinha dado uma assistência para um dos gols do craque brasileiro, fechou a goleada. "É uma lembrança inesquecível. Golear o Madrid por 4 a 0 não é algo que acontece sempre e vencer aquele timaço que eles tinham ficou para a história", afirmou o ex-atacante catalão. 

Evaristo, um diretor FCB e Tejada, no jantar de celebração dos 4 a 0 sobre o Real Madrid, em 1958. 

Reencontro 

Os eternos ídolos do Barça voltaram a se encontrar nesta quinta-feira no estádio onde escreveram lindas páginas da história do clube. Ambos relembraram os velhos tempos e destacaram o valor da amizade em uma entrevista exclusiva para a Barça TV. Como carrascos históricos do Real Madrid, aproveitaram para dar umas dicas de como vencer o eterno rival no clássico do próximo domingo. 

Para quem não sabe, Evaristo também marcou o gol que custou a primeira eliminação do clube merengue na antiga Copa da Europa, atual Champions League. Ambos estavam felizes de voltar a pisar no gramado do Camp Nou. Tejada inclusive afirmou: "Ver como estava o estádio contra o Manchester City é de arrepiar. Daria qualquer coisa para voltar a entrar nesse campo e correr como antes". 


Evaristo e Tejada: duas lendas do Barça no Camp... by fcbarcelona
Voltar ao início