fcb.portal.reset.password

Os brasileiros do Barça com o Mestre Evaristo de Macedo, na Cidade Esportiva / Lucas Duarte-FCB

Muitos sabem que Evaristo de Macedo é o maior goleador brasileiro da história do FC Barcelona somando jogos oficiais e amistosos, com 178 gols em 226 jogos (oficiais: 101 gols em 151 partidas). Também que Dani Alves é o que mais ganhou títulos com a camisa culé (16). Mas você sabia que foi Evaristo o responsável por Alves ter se tornado um jogador profissional?

Em 2001, Evaristo de Macedo treinava novamente o EC Bahia, time que conquistou o seu único título do Campeonato Brasileiro sob o comando dele, em 1988. Na ocasião, o clube baiano buscava fazer uma reformulação completa no elenco. Mas quando os dirigentes disseram que queriam contratar um lateral, Evaristo afirmou: “Não, isso não precisa. Nós temos um muito bom nas categorias de base”. O ex-técnico se referia a um jovem lateral baiano chamado Daniel Alves.

Desse modo, na reta final do Brasileirão daquele ano, Alves fazia a sua estreia como profissional em uma vitória por 3 a 0 sobre o Paraná Clube, na Fonte Nova. Depois disso, sua história é já é de domínio público. 

Reencontro

Evaristo de Macedo se encontra em Barcelona, recebendo homenagens do clube do qual é um ídolo eterno e revendo velhos amigos. Entre eles, Daniel Alves, seu antigo pupilo. Foram almoçar juntos na capital da Catalunha e o lateral brasileiro recebeu o velho mestre na Cidade Esportiva Joan Gamper. Além dele, todos os outros craques brasileiros não quiseram perder a oportunidade de fazer uma foto com um dos grande nomes da história do Barça. 

Voltar ao início