fcb.portal.reset.password

Belletti, Maxwell, Sylvinho, Adriano e Alves, os mais recentes laterais brasileiros do Barça.

Os cinco laterais brasileiros da história recente do Barça antes de Douglas Pereira.

O FC Barcelona se especializou nos últimos anos em trazer laterais brasileiros para o seu elenco principal. A chegada de Douglas Pereira corresponde ao sexto lateral oriundo do Brasil que vestirá a camisa culé no século XXI. Antes dele, nomes como Belletti, Sylvinho e Maxwell brilharam e, outros como Adriano e Alves seguem brilhando no Camp Nou. Um fato que evidencia mais uma vez a relação histórica existente entre o clube catalão e o maior país da América do Sul

Os cinco antecessores de Douglas conquistaram todos os títulos possíveis defendendo o escudo do Barça e tiveram um grande destaque durante a sua etapa na Catalunha. Os primeiros a chegar foram Belletti e Sylvinho, procedentes do Villarreal e Celta de Vigo, respectivamente. Belletti sempre será lembrado pelo gol que deu a segunda Champions League ao Barça, em 2006. Já Sylvinho teve o privilégio de conquistar duas Ligas dos Campeões como jogador culé, entre outros títulos.

Alves, o 2º com mais jogos

Em 2008, o Barça contratou Daniel Alves, do Sevilha, e ele se converteu no 2º jogador estrangeiro com mais partidas oficiais pelo clube - 298 até o momento. Também é o jogador brasileiro que mais títulos conquistou pelo FC Barcelona (16). 

Logo depois, em 2009, o Barça contratou Maxwell, da Inter de Milão. Por último, em 2010, chegou Adriano Correia, também do Sevilha, que segue na equipe após grandes participações nos títulos recentes do Barça. Por tudo isso, Douglas já pode ter uma ideia do desafio que será igualar ou melhorar o desempenho dos seus compatriotas com a camisa azul-grená. 

São Paulo, um clube em comum

Douglas também será o quinto jogador da história do Barça que teve algumas relação com o São Paulo em algum momento da carreira. O primeiro deles foi Walter Machado da Silva, o camisa 9 da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da FIFA 1966, na Inglaterra. Ele atuou no clube paulista no início da sua trajetória esportiva, antes de atuar por outros clubes brasileiros como o Corinthians, Vasco da Gama e Flamengo.

Depois dele vieram o meia José Edmílson Gomes e também o lateral Juliano Belletti. E por último, o lendário Vítor Borba Ferreira Gomes, o popular Rivaldo, que fez história no Barça e que atuou no São Paulo na fase final da sua carreira. Grandes nomes que justificam o fato do FC Barcelona ser o clube estrangeiro mais querido no Brasil

FOTO: Belleti, Edmílson, Rivaldo e Silva. Os quatro do Barça que também jogaram no São Paulo. 


Tradición brasileña en el lateral por fcbarcelona
Voltar ao início