fcb.portal.reset.password

Douglas, com a camisa do São Paulo / FOTO: Rubens Chiri www.saopaulofc.net

Douglas Pereira dos Santos (6 de agosto de 1990), a nova contratação para a temporada 2014/15, chega a Barcelona para reforçar a lateral direita azul-grená. O brasileiro começou sua carreira profissional no  Goiás, se transferindo depois ao São Paulo, onde atuou antes de atravessar o Atlântico para vestir a camisa do Barça. A seguir os 10 dados e curiosidades mais relevantes do jogador, que viverá sua primeira experiência europeia:

  1. 24 anos. Douglas nasceu em Monte Alegre de Goiás a 6 de agosto de 1990. Apesar de ainda jovem, é bastante experiente. Defendeu dois times da Primeira Divisão do Brasileirão, Goiás e São Paulo, além de ter disputado a Copa Sul-americano com o tricolor e o Mundial Sub-20 do Egito com a Seleção Brasileira.

  1. 170 jogos com o Goiás e o São Paulo. Após estrear como profissional pelo Goiás em 2009, foi contratado pelo São Paulo em 2011, clube que defenderia por três anos. Entre as etapas em Goiânia e em São Paulo foram 170 jogos disputados.

  1. Terceiro clube da carreira. O FC Barcelona será o terceiro clube da carreira do jogador.

  1. Dez gols. Douglas marcou dez gols como profissional: cinco com a camisa do São Paulo e cinco com o Goiás.

  1. Três títulos. Douglas acumula um trio de canecos oficiais no currículo. O de maior projeção no âmbito de clubes foi a Copa Sul-americana com o São Paulo em 2012; mas antes já erguera o Campeonato Goaiano de 2009. No mesmo ano foi campeão sul-americano Sub-20 com a Seleção Brasileira, além de vice-mundial.

  1. Sexto lateral brasileiro em dez anos. Belletti, o herói de Paris, Sylvinho, que esteve cinco temporadas em Barcelona e Maxwell, procedente do Inter de Milão, foram alguns dos laterais brasileiros que vestiram a camisa azul-grená nos últimos dez anos. Adriano e Dani Alves, ainda integrantes do elenco, completam a lista de seis.

  1. Quinto brasileiro do grupo. Douglas poderá falar português com outros quatro atletas do atual elenco: Neymar Jr., Adriano, Dani Alves e Rafinha.

  1. Conexão São Paulo - FC Barcelona. Silva Batuta, Belletti, Edmílson e Rivaldo, todos brasileiros, são os outros jogadores que passaram por FC Barcelona e São Paulo ao longo de suas carreiras.

  1. Sétima contratação da temporada. O goiano se une ao grupo de novas contratações culés formado por Ter Stegen, Claudio Bravo, Mathieu, Vermaelen, Rakitic e Luis Suárez; além deles, voltaram para casa Rafinha e Deulofeu, e Masip foi promovido ao time principal.

  1. Cinco temporadas. Douglas assinará contrato que o vinculará ao Barça pelos próximos cinco anos, até 2019.
Voltar ao início