fcb.portal.reset.password

De Luis Suárez a Luis Suárez.

De Luis Suárez a Luis Suárez.

Em 1954, chegava ao Barça, procedente do Deportivo de la Coruña, o galego Luis Suárez Miramontes. Tinha 18 anos, jogava de meia-atacante e prometia um futuro brilhante, que seria confirmado ao longo das sete memoráveis temporadas em que esteve no clube - 216 partidas e 112 gols - culminadas com a obtenção da Bola de Ouro.

Sessenta anos depois, o Barça contratou o uruguaio Luis Alberto Suárez Díaz. Aos 27 anos, é considerado um dos melhores atacantes do mundo por suas passagens por Ajax e Liverpool. Como seu “xará”, chega com a intenção de continuar crescendo e ganhar títulos.

Semelhanças – e uma diferença importante

Guardadas as devidas diferenças de época, há algumas curiosas semelhanças entre o momento histórico vivido pelos dois. Luis Suárez Miramontes liderou a transição do lendário Barçadas Cinco Copas à vencedora equipe dirigida por Helenio Herrera, e viveu a passagem do Estádio de Les Corts ao Camp Nou.

Luis Alberto Suárez, por sua vez, chega a um Barça que, desde 2005, vem vivendo a etapa mais bem-sucedida de sua história, com a conquista de seis Ligas e três Copas de Europa, entre muitos outros títulos, e que agora busca recuperar o seu domínio. Ao mesmo tempo, o uruguaio também testemunhará uma transformação física relacionada ao clube, já que sua etapa coincidirá com o início da execução do projeto Espai Barça.

Há mais coincidências entre os dois craques homônimos: o primeiro dividiu ataque com os míticos Kubala, Evaristo, Kocsis e Czibor; o segundo atuará ao lado de Messi, Neymar e Iniesta, entre outros gigantes do futebol atual.

Por outro lado, o clube em si vive hoje uma situação muito diferente da de seis décadas atrás. Em 1954 ainda estavam abertas feridas da Guerra Civil. Mesmo assim, em pleno franquismo, o número de sócios não parava de aumentar e superava os 38.000, e por isso a mudança de estádio se fez necessária. Atualmente, os 169.000 sócios fazem do Barça um dos clubes esportivos mais fortes do mundo.

[[BOTOVERMELL::JUGADORES DE LEYENDA++LUIS SUÁREZ::http://www.fcbarcelona.es/club/historia/detalle/ficha/luis-suarez::HOR::::NO-TRACKING::::::]]

Voltar ao início