fcb.portal.reset.password
Os craques culés celebram um gol em Córdoba.

Os craques culés deram uma verdadeira exibição em Córdoba / Miguel Ruiz-FCB

O FC Barcelona goleou impiedosamente o Córdoba por 8 a 0, neste sábado, fora de casa, pela 35ª rodada da Liga Espanhola e segue líder isolado da competição. A equipe de Luis Enrique, em estado de graça, voltou a protagonizar outra atuação inesquecível. Luis Suárez, com um hat-trick e Messi, com dois gols, foram os grandes destaques da partida.

Exorcizando fantasmas

Há 42 anos, na sua última visita ao Córdoba em um duelo válido pela Liga Espanhola, o Barça precisava vencer para seguir na briga pelo título e os donos da casa lutavam contra o rebaixamento. Era a penúltima rodada. O time andaluz venceu por 1 a 0, mas não conseguiu se salvar. Mas a derrota custou o título ao clube catalão.

Nesse sábado, a história se repetia. Um jogava pelo título e outro para evitar ser rebaixado. O Barça de Luis Enrique mostrou desde os primeiros minutos que estava disposto a exorcizar esse velho fantasma. A pressão e o calor andaluz aumentavam a dificuldade e provocaram um primeiro tempo culé denso, sem ideias. Entretanto, que acabou premiado pela insistência.

No minuto 42, Messi, o mais ativo no ataque, deu uma assistência perfeita para Rakitic dominar na área, fuzilar o gol de Juan Carlos e mostrar o caminho da vitória. Uma tarefa que ficou ainda mais suave no último lance da etapa inicial, quando Luis Suárez ampliou após receber uma passe preciso de Iniesta e tocar na saída do goleiro.

Show azul-grená

O FC Barcelona não deu a mínima chance ao rival. Aos dois minutos da etapa final, já vencia por 3 a 0 graças a um gol de cabeça de Messi, após uma grande assistência de Alves. O lateral brasileiro também deu o passe para o quarto, de autoria de Luis Suárez, de cabeça.

O ataque culé goleava e sufocava o adversário, que já não podia fazer nada para evitar a derrota e o rebaixamento. Mas no meio desse turbilhão ofensivo, quem apareceu foi um zagueiro. Piqué aproveitou um escanteio cobrado por Rakitic da direita e marcou o terceiro gol de cabeça do Barça em 25 minutos. Na reta final da partida, foi a vez de Messi ser o protagonista. Primeiro, aproveitando o rebote de uma jogada de Pedro e marcando o seu 51º gol na temporada, o 40º na Liga Espanhola.

Depois, entregando a cobrança do pênalti sofrido por Neymar Jr para o próprio brasileiro, que bateu com categoria e ampliou. Antes do final, o uruguaio Luis Suárez encontrou tempo para marcar o seu primeiro hat-trick com a camisa culé e fechar o placar de outra atuação espetacular do FC Barcelona na temporada. O próximo compromisso do Barça será contra o Bayern de Munique, na quarta-feira, no Camp Nou, pela ida da semifinal da Liga dos Campeões.  

Voltar ao início