fcb.portal.reset.password

Douglas, durante a coletiva de apresentação. FOTO: Miguel Ruiz - FCB

Douglas Pereira dos Santos foi apresentado oficialmente como novo jogador do FC Barcelona na tarde desta sexta-feira, na sala de imprensa Ricard Maxenchs, do estádio Camp Nou. O lateral brasileiro chegou pela manhã em Barcelona, onde fez a tradicional foto com o escudo do Barça no estádio culé.

Depois, se dirigiu à Cidade Esportiva Joan Gamper para realizar os tradicionais exames médicos. Por último, para finalizar a maratona vivida no seu primeiro dia na capital da Catalunha, Douglas protagonizou uma coletiva de apresentação para os meios de comunicação de todo o mundo.

Entretanto, antes do início das perguntas, o jogador aproveitou para destacar a alegria pela chegada ao novo clube e a ansiedade que tem para iniciar os treinamentos com Messi, Neymar, Dani Alves... “Estou realmente muito feliz por vestir a camisa do Barça. Ainda estou um pouco cansado por culpa do fuso horário e a longa viagem, mas com muita vontade de entrar em campo para meu primeiro treinamento.”

O exemplo dos compatriotas

Douglas se converteu no sexto lateral brasileiro que chega ao Barça na última década. Todos seus antecessores fizeram e seguem fazendo história no clube, como é o caso de Alves e Adriano. Questionado sobre se está capacitado para igualar ou superar a trajetória dos seus compatriotas com a camisa culé, respondeu. “Me sinto preparado, tenho tudo para isso. Mas terei que trabalhar forte para tornar isso realidade.”

Apesar disso, buscou fugir das comparações, principalmente ao ser questionado sobre se poderia oferecer o mesmo rendimento de Daniel Alves na posição. “Daniel é um grande jogador. É um espelho a ser seguido, mas isso de comparar é algo difícil, complicado”, disse. “Grandes nomes do futebol brasileiro que jogaram aqui se tornaram os melhores do mundo. Isso deve ser tomado como exemplo.”

Em compensação, fez questão de agradecer a oportunidade recebida. “Sempre foi um sonho vestir essa camisa. Fiquei muito feliz quando recebi a notícia do interesse do Barça. Agora, quero retribuir essa confiança com muito trabalho e buscar meu espaço dentro da equipe.”

"Estou bem fisicamente"

Uma das preocupações entre os jornalistas presentes era sobre o estado físico do brasileiro. “Estou bem fisicamente e à disposição do treinador Luis Enrique para o que ele precisar”, respondeu. Outro tema abordado foi a desconfiança que a sua contratação gerou entre alguns torcedores e jornalistas. “Vou trabalhar forte para mudar a forma de pensar dessas pessoas. Com muito trabalho, isso é possível.”

Voltar ao início