fcb.portal.reset.password

A final da Copa da Europa de 1992, contra a Sampdoria / ARQUIVO FCB

Equipes italianas em finais de competições europeias não são novidade para o FC Barcelona. Antes do duelo com a Juventus do próximo sábado em Berlim, valendo o título da Liga dos Campeões 2014/15, o clube catalão já teve pela frente duas decisões com o Sampdoria e uma com o Milan.

Vitórias históricas

O time de Gênova foi primeiramente o rival dos culés na final da Recopa 1988/89, disputada em Berna, na Suíça. Gols de Julio Salinas e López Rekarte garantiram ao Barça seu terceiro título nesta categoria.

Três anos depois, a Sampdoria cruzou o caminho azul-grená novamente, desta vez na decisão da Copa da Europa – que logo seria rebatizada como Liga dos Campeões. O cenário era o mítico estádio de Wembley, em Londres, e a partida terminou em 1 a 0, com gol de falta de Koeman na prorrogação. Aquele 20 de maio de 1992 será sempre uma data histórica para o clube, já que foi a primeira das quatro Champions (ou títulos equivalentes) que conquistou até hoje.

Uma derrota dolorida

A última final contra um time italiano ocorreu há 21 anos, na Champions da temporada 1993/94. O forte Milan não deu chances para o Barça, anotando um implacável 4 a 0 em Atenas. Relembre todas neste vídeo.


FC Barcelona vs italian teams in European finals por fcbarcelona
Voltar ao início