fcb.portal.reset.password
Os craques culés celebram o golaço de Messi, que abriu o placar no Camp Nou

Os craques culés celebram o golaço de Messi, que abriu o placar no Camp Nou / VICTOR SALGADO-FCB

O FC Barcelona conquistou a sua 27ª Copa do Rei com uma trajetória impecável. A equipe de Luis Enrique venceu os nove jogos que disputou na competição, um feito que não ocorria desde 1956, com o Valencia.

Foi a quarta vez que o Barça conseguiu levantar a taça da competição mais tradicional do futebol espanhol com 100% de aproveitamento. Nas duas primeiras vezes, em 1910 e 1912, a competição era disputada em apenas duas partidas. Entretanto, na terceira delas - em 1926 – a equipe liderada pelos craques Alcántara e Samitier conquistaram o título vencendo oito partidas.


O Barça ganhou todas as finais da Copa do Rei que disputou em Barcelona. Em 1912 e 1913, a equipe culé levantou o troféu no Campo da Indústria ao vencer o Gimnasia de Madrid e a Real Sociedad, respectivamente. Em 1957, no Estádio Olímpico de Montjuïc, venceu o Espanyol por 1 a 0 e, por último, em 1963, derrotou o Zaragoza por 3 a 1 no Camp Nou. 


Xavi Hernández conquistou o seu 24º título, um número jamais alcançado antes por um jogador espanhol. O capitão do Barça superou os 23 troféus do lendário Paco Gento, do Real Madrid. 


Dani Alves foi o jogador culé que mais completou passes durante a final (92). Messi foi o jogador que mais recebeu passes do lateral brasileiro (41)


Com o gol marcado na final da Copa do Rei, Neymar Jr. conseguiu a artilharia da competição, com sete gols. O mesmo número do atacante Iago Aspas, do Sevilla.


Luis Enrique conquistou a Copa do Rei como técnico e jogador do Barça. Antes dele, um feito conseguido antes apenas por Domingo Balmanya, Johan Cruyff e Guardiola.


Leo Messi é um dos 11 jogadores da história do Barça que conseguiram marcar dois gols em uma final da Copa do Rei.


Foi a terceira final da Copa do Rei que contou com gols de Leo Messi, algo que não ocorria desde 1983. Antes dessa, o astro argentino também marcou nas finais de 2009 e 2012.


O Barça só estava em desvantagame no placar durante 18 minutos nas nove partidas que disputou na Copa do Rei. O que representa um 2,2% dos minutos que jogou. Foi no estádio Vicente Calderón, com o 1 a 0 de Torres e o 2 a 1 de Raúl García. 


O tridente ofensivo do Barça formado por Leo Messi, Neymar Jr. e Luis Suárez é que mais gols marcou em um temporada na história do futebol espanhol. Com os três gols do último sábado, atingiram a marca de 120, superando os 118 marcados por Benzema, Cristiano Ronaldo e Higuaín na temporada 2011/2012.

[[BOTOVERMELL::Um tridente ++para a história::http://www.fcbarcelona.com.br/futebol/time-principal/detail/article/messi-suarez-e-neymar-um-tridente-para-a-historia::HOR::NF::NO-TRACKING::::::]]

Voltar ao início