fcb.portal.reset.password

Alexis Sánchez, com a Copa do Rei conquistada em 2012 / FOTO: MIGUEL RUIZ-FCB

Alexis Sánchez se despede do Camp Nou depois de três temporadas. Em sua passagem pelo clube, o atacante marcou 47 gols em 141 partidas e deixa um balanço de 99 vitórias, 25 empates e 17 derrotas.

Quase sempre atuando pelas pontas, o chileno foi o primeiro reforço anunciado para a temporada 2011/12, a última de Pep Guardiola à frente do time principal. Vindo da Udinese, da Itália, onde conquistara o prêmio de melhor jogador da primeira divisão, estreou contra o Real Madrid na Supercopa da Espanha. Desde o início, mostrou entrega, profundidade e oportunismo de artilheiro.

21 gols na última temporada

Em sua primeira temporada, apesar de enfrentar alguns problemas físicos, Alexis marcou um total de 15 gols em 41 jogos: 12 pela Liga, 1 pela Copa do Rei e 2 pela Champions. A segunda, no que se refere a números, foi a mais discreta, com 8 gols no campeonato espanhol, 2 na Copa e 1 na Champions, em 46 partidas disputadas. Mesmo assim, o titular da seleção chilena se tornou referência no final da Liga dos 100 pontos, já que todos os seus gols ocorreram no segundo turno.

Mas foi a última temporada, em que o jogador atuou sob o comando de Gerardo Martino, a mais completa estatisticamente para Alexis, que marcou 19 gols na Liga e 2 na Copa do Rei, em um total de 54 jogos. Além disso, protagonizou momentos memoráveis, como o gol por cobertura que fez no clássico contra o Real Madrid no Camp Nou e o golaço da última rodada contra o Atlético de Madrid.

Alexis Sánchez se despede com uma Liga, uma Copa do Rei, uma Supercopa da Europa, duas da Espanha e um Mundial de Clubes.

Voltar ao início