fcb.portal.reset.password

Ajax e Barça voltam a se enfrentar. FOTO: Miguel Ruiz-FCB.

Ajax e FC Barcelona disputam nesta noite um duelo válido pela 4ª rodada da Liga dos Campeões. Confira algumas curiosidades sobre esta partida.

- Esta será la segunda vez que o Barça disputará uma partida contra o Ajax no Amsterdam Arena em uma competição oficial.

- De fato, a única vez que jogaram neste estádio foi na temporada passada. Os holandeses venceram por 2 a 1.  

- O Ajax disputou 16 jogos em Amsterdã contra equipes da Liga Espanhola em Amsterdã. Venceu oito, empatou três e sofreu cinco derrotas.  

- O Barça jogou sete partidas na Holanda contra equipes locais, válidas por competições europeias. Venceu duas, empatou três e perdeu duas. 

- A última vez que o Barça venceu uma equipe holandesa longe de casa foi em 1996. Foi um 3 a 2 contra o PSV Eindhoven, válido pela Recopa da Europa.  

- O Ajax leva quatro jogos seguidos em casa sem perder em jogos da Liga dos Campeões. 

- Após a derrota para o Barça, no Camp Nou, pela última rodada dispitada da Champions League, o Ajax venceu os três jogos que disputou.  

- O Barça venceu uma Recopa em Roterdã, em 1997, após vencer o PSG por 1 a 0. Naquela ocasião, o técnico culé era o saudoso inglês Sir Bobby Robson.

- Luis Enrique e Frank de Boer, técnicos de Barça e Ajax, respectivamente, foram companheiros no FC Barcelona durante quatro anos, de 1999 a 2003. 

- O Barça acumula duas derrotas consecutivas como visitante na Liga dos Campeões. O clube catalão não perde três jogos seguidos fora de casa desde 2005.  

- O Ajax acumula quatro jogos seguidos sem vencer na Champions League 

- A lista histórica dos maiores artilheiros da Liga dos Campeões está encabeçada por Raúl González, com 71 gols. Cristiano Ronaldo vem logo atrás, com 70. E Messi é o terceiro, com 69.  

- O Barça só deixou de marcar um um dos 29 jogos que disputou em uma fase de grupos da Liga dos Campeões.  

- O time azul-grená é o que tem a maior porcentagem de passes completados entre todos os que participam da competição, com um 90,6%.

- O árbitro da partida será o português Pedro Proença. Será a primeira vez que ele apita uma partida do Barça. 

Voltar ao início