fcb.portal.reset.password

Jogadores do Barça comemoram a conquista da quinta Champions/ GERMAN PARGA-FCB

Deixando pelo caminho grandes clubes europeus, como PSG, Manchester City, Bayern de Munique e Juventus, o FC Barcelona se sagrou campeão da Champions pela quinta vez, fechando o tão sonhado – e inédito – segundo triplete. Preparamos uma retrospectiva com os 10 momentos fundamentais do time de Luis Enrique na competição europeia. Confira:

1.       Estreia com vitória contra o APOEL

Com um triunfo pelo placar mínimo contra o APOEL – o gol foi de autoria de Piqué -, Ter Stegen, Munir El Haddadi, Sergi Samper e Sandro fizeram suas primeiras partidas como jogadores em uma Liga dos Campeões, enquanto Luis Enrique debutou como treinador.


 2.       Derrota no Parque dos Príncipes

Os primeiros três gols sofridos e a primeira derrota da temporada em todas as competições vieram nos 3 a 2 para o PSG em Paris. O Barça perdia momentaneamente a liderança do Grupo F, enquanto Xavi Hernández se convertia no recordista de partidas disputadas pelo torneio (143). 

3.       Primeiro gol de Suárez e recorde de Messi

Ao abrir o marcador contra o APOEL em Nicósia, Luis Suárez - que só pôde estrear em outubro por causa de uma punição esportiva - inaugurava sua trajetória goleadora azul-grená. Messi, autor do segundo, passou a ser o maior artilheiro da história da UEFA Champions League, com 72 gols.


 4.       Vitória por 3 a 1 e liderança

No último confronto da fase de grupos, o Barça superou o PSG por 3 a 1 e se classificou em primeiro lugar pela oitava temporada consecutiva. Ibrahimović contribuiu para que os parisienses também avançassem, enquanto Messi e Neymar foram os encarregados de virar o jogo antes do intervalo. Luis Suárez fechou a conta na etapa complementar.

 5.       Ter Stegen defende pênalti de Sergio Agüero

O Barça vencia por 1 a 0 o duelo de volta das oitavas de final contra o Manchester City no Camp Nou – na ida, vitória culé por 2 a 1 no Etihad Stadium. No minuto 78, com a fatura praticamente liquidada, Ter Stegen defendeu pênalti de Sergio Agüero, selando a passagem às quartas.


 6.       O drible de Messi em James Milner

Mais uma vez, Lionel Messi mostrou porque é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos. Contra o Manchester City, o argentino aplicou "caneta" inesquecível em James Milner como apenas os grandes craques conseguem fazer.


 7.       Duas "canetas " de Luis Suárez em David Luiz

E por falar em "canetas", este tipo de jogada voltou ao centro das atenções nas quartas de final contra o mesmo PSG. Neymar tirou o zero do placar com assistência de Messi, mas o rei da noite foi Suárez, que registrou "dobradinha" de gols e dribles por debaixo da perna de David Luiz.


 8.       Um Messi genial contra o Bayern

Possivelmente o grande momento do Barça no ano, a primeira semifinal diante do Bayern ficará marcada para sempre pelos dois gols espetaculares que Messi marcou nos últimos 20 minutos. O segundo foi histórico, com o argentino deixando Prince Boateng sentado e encobrindo Neuer na sequência.


 9.       Xavi, primeiro jogador com 150 partidas pela UEFA Champions League

Ao entrar no minuto 75 da partida na Allianz Arena, Xavi se tornou o primeiro atleta a disputar 150 jogos pela maior competição europeia.


 10.   Vitória contra a Juventus e título

Após bater a Juventus por 3 a 1 no Olympiastadion, o time culé conquistou sua quinta taça – a quarta em dez temporadas.  Os catalães saíram na frente, sofreram o empate e depois marcaram mais duas vezes.

Voltar ao início