fcb.portal.reset.password

Ronald Koeman atuando pelo Barça / FOTO: ARXIU FCB

Nesta sexta-feira, 1 de agosto, comemora-se o 25º aniversário do primeiro jogo de Ronald Koeman pelo FC Barcelona, ocorrido na Holanda durante o ‘stage’ de pré-temporada do verão de 1989.

O zagueiro holandês Ronald Koeman estará presente para sempre no imaginário culé graças ao gol que rendeu ao FC Barcelona sua primeira Copa da Europa em 1992 no estádio de Wembley. Contratado em janeiro de 1989, em principio jogaria antes do final da temporada 1988/89, já que estava liberado de compromissos importantes com o PSV Eindhoven. Mas não foi possível, e o técnico Johan Cruyff se viu obrigado a esperar até a pré-temporada 1989/90 para poder contar com Tintín, como era conhecido o compatriota.

Estreia em ritmo de festa

O jogo era contra o time amador holandês VV Buitenpost, que pouco pôde fazer para evitar a avassaladora goleada por 15 a 1, na qual o beque estreante marcou dois gols de falta, muito aplaudidos pelos 6 mil presentes. Embora tenha atuado apenas no primeiro tempo, Koeman mostrou a que veio tanto pelos impressionantes disparos de fora da área que foram parar nas redes quanto por seu espírito de liderança.  Os demais gols barcelonistas foram anotados por Laudrup (3), Geli (2), Eusebio, Almagro, Onésimo, Julio Salinas, Valverde, Begiristain, Soler e Milla.

Pilar do Dream Team

As grandes expectativas em torno de Koeman viriam a ser plenamente confirmadas com o passar do tempo. Ele seria uma peça defensiva chave no Dream Team, aquele fabuloso time da primeira metade dos anos noventa. Todo mundo lembra de seus lançamentos, seu chute fortíssimo e o aproveitamento altíssimo em cobrança de faltas e pênaltis. Tal era sua precisão que, ao deixar o Barça em 1995, o holandês acumulava nada menos que 102 gols, um dado impressionante para um zagueiro.

 

Voltar ao início