fcb.portal.reset.password
Marcos Alonso no momento do gol de cabeça contra o Real Madrid, em 1983.

Marcos Alonso marca de cabeça na final contra o Real Madrid, em 1983 / F. ZUERAS

Nos 26 títulos da Copa do Rei conquistados pelo FC Barcelona ao longo da sua história, o torcedor culé teve a oportunidade de celebrar gols memoráveis. Nesse vídeo, você poderá ver uma seleção com 10 dos mais históricos. Do gol de César Rodríguez na final de 1952 ao de Leo Messi em 2012. Imperdível!

1952 - FC BARCELONA 4-2 VALENCIA

César Rodríguez: O maior artilheiro da história do FC Barcelona até a chegada de Leo Messi decidiu a final de 1952, disputada no Estádio Nuevo Chamartín, em Madrid. O goleador culé marcou o quarto gol do Barça no 2º tempo da prorrogação. No total, César balançou as redes rivais com a camisa do Barça 232 vezes. 

1963 - FC BARCELONA 3-1 REAL ZARAGOZA

Chus Pereda: A única final da Copa do Rei que o Barça disputou até hoje no Camp Nou foi a de 1963. Chus Pereda, um dos protagonistas de decisão, abriu o placara com um gol no minuto 9. 

1971 - VALENCIA 3-4 FC BARCELONA

Ramón Alfonseda: Como na final de 1952, a de 1971 foi decidida na prorrogação após um empate em 2 a 2 nos 90 minutos. Alfonseda, atual presidente da Agrupação de Jogadores do Barça (ABJ) marcou o gol decisivo pouco antes que a partida fosse para a disputa por pênaltis. 

1983 - FC BARCELONA 2-1 REAL MADRID

Marcos Alonso: O Estádio La Romareda foi o palco da final de 1983 entre Barça e Real Madrid. O espetacular gol de cabeça de Marcos nos últimos minutos garantiu o título ao FC Barcelona. 

1988 - FC BARCELONA 1-0 REAL SOCIEDAD

Alexanko: Em uma temporada difícil tanto dentro como fora de campo, o Barça conseguiu levantar a Copa do Rei no estádio Santiago Bernabéu. O técnico culé era Luís Aragonés e Alexanco marcou o gol da vitória. 

1990 - FC BARCELONA 2-0 REAL MADRID

Guillermo Amor: A final de 1990 foi disputada no Estádio Mestalla, em Valencia. O Barça voltou a ser campeão diante do eterno rival. Amor, marcou um dos gols do Barça no minuto 68. Era o início do que seria o famoso 'Dream team' de Johan Cruyff. 

1997 - FC BARCELONA 3-2 REAL BETIS

Juan Antonio Pizzi: A emoção foi o elemento principal na final da Copa do Rei de 1997, disputada no Santiago Bernabéu. O Betis chegou a estar duas vezes na frente do placar e Pizzi marcou o gol do empate que levou a decisão para a prorrogação. Logo, o título ficou com o Barça. 

1998 - FC BARCELONA 1-1 REAL MALLORCA

Rivaldo: O brasileiro marcou o gol do empate no Estádio Mestalla no minuto 66 da final contra o Mallorca, equipe revelação da temporada 1997/98. Desse modo, o jogo foi para a prorrogação e, mais tarde, para o pênaltis. O Barça ficou com o titulo graças a atuação do goleiro Hesp. 

2009 - FC BARCELONA 4-1 ATHLETIC CLUB

Touré Yaya: A cavalgada do jogador marfilenho que atuou nesse dia como zagueiro, é uma das imagens mais lembradas dessa final. Touré Yayá empatou o jogo em 1 a 1 com um golaço de fora da área. Depois disso, Messi, Bojan e Xavi garantiram o título culé. Nessa temporada, o Barça conquistaria a Tríplice Coroa do futebol europeu. 

2012 - ATHLETIC CLUB 0-3 FC BARCELONA

Messi: O astro argentino marcou o segundo gol do Barça no minuto 20 da final disputada no Estádio Vicente Calderón, em Madrid. Pedro foi o encarregado de abrir e fechar o placar na vitória que garantiu o 26º título da Copa do Rei ao FC Barcelona. 


10 historic Barça goals in Spanish Cup finals por fcbarcelona
Voltar ao início