fcb.portal.reset.password
Xavi, decepcionado.

Xavi, decepcionado com a derrota em Valladolid. / FOTO: MIGUEL RUIZ-FCB

Decepção em Valladolid. O FC Barcelona foi derrotado pelos donos da casa (1 a 0), neste sábado e perdeu a oportunidade de se situar como líder provisório da Liga Espanhola. Além disso, corre o risco de ser superado pelo Atlético de Madrid e de ver o líder Real Madrid abrir quatro pontos de vantagem na liderança da competição.O Barça ofereceu uma das suas piores atuações em toda a temporada e não conseguiu reagir ao gol solitário de Rossi, marcado no minuto 16 da primeira etapa.

Surpresa em Valladolid

O Barça foi surpreendido no primeiro tempo diante de um organizado Valladolid. A equipe local necessitava uma vitória com urgência para seguir na briga pela permanência na 1ª divisão do futebol espanhol. O técnico J. Ignacio Martínez utilizou um esquema 5-3-2 para a tarefa e a aposta deu certo. O FC Barcelona tinha uma maior posse de bola, mas sem oferecer perigo.

Por outro lado, sempre que o Valladolid tinha o controle, transmitia uma sensação de perigo e aos poucos ia se sentindo cômodo na partida. O golpe de efeito veio definitivamente no minuto 16. Javi Guerra recebeu na área e chutou. A bola desviou na zaga culé e sobrou limpa para Rossi abrir o placar para os donos da casa. Festa no estádio José Zorrilla.

Sem reação

O Barça não conseguia fazer o seu jogo fluir. Diante de uma defesa com cinco zagueiros, a equipe de Tata Martino via as suas tentativas ofensivas serem anuladas sem esforço. A equipe culé só levou perigo através de uma falta cobrada por Leo Messi, que acabou nas mãos do goleiro Mariño.

Pouco depois, foi a vez de Cesc Fàbregas provar um disparo da entrada da área, mas outra vez o goleiro rival defendeu sem dificuldades. O Barça não conseguia reagir e nenhuma jogada resultava efetiva. O Valladolid segurou com êxito o ímpeto culé e garantiu a vantagem no placar na etapa inicial.

Esforço sem efetividade

Ambas as equipes trocaram os papéis na segunda parte. Ao menos por um tempo. O Barça subiu a marcação ao ataque e acabou com a comodidade do Valladolid na partida. Já no primeiro lance, Messi quase empatou com um chute de direita. O problema foi que a atitude do FC Barcelona durou apenas 15 minutos.

Após isso, a equipe local equilibrou o jogo e, empurrado pela sua torcida, manteve a situação sob controle. O técnico Tata Martino tentou fazer a sua parte mudando o esquema para o 3-4-3, com as entradas de Alexis no lugar de Cesc Fàbregas e de Sergi Roberto no lugar de Piqué. A idéia não funcionou e o Barça não reverteu a imagem mostrada em campo.

Situação complicada na Liga

O resultado diante do Valladolid além de evidenciar uma queda no rendimento do jogo do FC Barcelona, deixou a equipe numa situação complicada na disputa do título da Liga Espanhola. Caso o Real Madrid vença o duelo contra o Levante neste domingo, seguiria líder, mas abriria quatro pontos de vantagem sobre o Barça.

E tem o Atlético de Madrid, que também está na disputa e pode superar a equipe culé na tabela nesta rodada. Ainda faltarão 11 partidas para o término da competição, mas o Barça necessita voltar a mostrar a sua melhor versão nessa fase decisiva da temporada se pretende seguir com chances de conseguir o bicampeonato.

Voltar ao início