fcb.portal.reset.password

Víctor Valdés e Oliver Kahn.

Víctor Valdés já é o segundo goleiro com mais jogos oficiais na Liga dos Campeões. A 'muralha culé' atingiu a cifra de 108 partidas após o duelo contra o Milan e superou Oliver Kahn (aposentado), que agora fica na terceira posição, com 107. O líder nesse contexto é Iker Casillas, do Real Madrid, com 133. O próprio Valdés confessou através das redes sociais que superar o goleiro alemão era "um orgulho", pois se trata do ídolo dele e em quem se espelhou como profissional. 

Segurança no gol

A estreia de Valdés foi no dia 14 de agosto de 2002, na fase prévia da Champions League contra o Legia e, desde então, só na temporada passada teve uma média superior a um gol por jogo (1,54). Somando as 108 partidas disputadas até agora, a sua média de gols sofridos baixa para 0,84 (88 gols sofridos no total), o que lhe converte num seguro atrás.

No segundo título da Champions conquistado pelo Barça em 2006, só recebeu cinco gols em 12 jogos, uma média de 0,41. Foram dois gols sofridos na fase de grupos, dois nas oitavas-de-final contra o Chelsea e um na final de Paris, contra o Arsenal. Foi vital, principalmente nas semifinais contra o Milan, onde não sofreu nenhum. 

Na fase de grupos da Champions League, Valdés fez fama por sofrer poucos gols e se transformou numa das peças fundamentais da equipe. Nessa altura do campeonato (com quatro rodadas disputadas), nas últimas cinco temporadas, só na última recebeu mais gols que o número de jogos disputados (5). Mas da temporada 2009/10 até a 2011/12 sofreu apenas sete. 

Líder quando o assunto é título

Com relação a títulos da Liga dos Campeões, Valdés lidera a classificação dos goleiros em atividade, com três conquistas. Em segundo estão Iker Casillas (2000 e 2002) e o brasileiro Dida (2003 e 2007). O goleiro culé também lidera entre todos os goleiros da história da competição, mas com o mesmo número de trofeus que nomes como Alonso (Real Madrid), Sepp Maier (Bayern de Munique), Heiz Stuy (Ajax) e Ray Clemence (Liverpool). 

Voltar ao início