fcb.portal.reset.password

Tata Martino falou da atualidade azul-grená' antes da partida contra o Celta / FOTO: MIGUEL RUIZ - FCB

[[DES_1]] Antes do clássico, Gerardo 'Tata' Martino explicou na coletiva realizada no Camp Nou que um triunfo sobre o Real Madrid teria mais influência no estado de ânimo da equipe do que na classificação da Liga Espanhola. Nesta segunda-feira, ele voltou a expressar a mesma opinião: "Ganhar o clássico sempre representa um golpe anímico importante. Agora, o ânimo da equipe é o melhor possível", declarou na coletiva prévia ao duelo contra o Celta, em Vigo, válido pela 11ª rodada da Liga Espanhola. 

O treinador culé afirmou que seus jogadores são conscientes que superaram "uma partida disputada, dura, com grandes momentos de superioridade, mas com períodos nos quais também foram superados". Situados como líder e a seis pontos do Real Madrid na tabela da Liga Espanhola, Martino não descarta o eterno rival na briga pelo título. "O Real Madrid segue sendo um rival até que a matemática diga o contrário. Mas vejo o Atlético de Madrid como a equipe que definirá a Liga porque está fazendo um trabalho impecável".

O Real Madrid segue sendo um rival pelo título até que a matemática diga o contrário

Celta de Vigo chega ao duelo contra o Barça com a confiança em alta após a goleada contra o Málaga, fora de casa (0-5). Neste sentido, Martino explicou que tomará esse jogo como exemplo para estudar o adversário. "Sempre é importante olhar a última partida do rival, ainda mais porque fizeram uma excelente partida". Martino crê que o galegos não mudarão a maneira de jogar e que por isso "o Barça deve encontrar a maneira de anular o jogo do Celta para ter oportunidades".

Tata Martino explicou que possui algumas informações sobre Luis Enrique graças ao argentino Heinze, que foi comandado pelo asturiano no Roma, da Itália e crê que num futuro 'Lucho' poderá ter opções de treinar o Barça. 

Mudanças em Vigo

Algo que Tata Martino garantiu à imprensa é que time titular do Barça em Balaídos será diferente ao que iniciou o clássico do último sábado. "Teremos mudanças na escalação, mas não direi quantas serão". Sobre a ausência de Piqué por decisão técnica, Martino afirmou: "Aos poucos os jogadores vão aprendendo a nossa maneira de trabalhar e como funcionam as rotações. As mudanças são necessárias porque a temporada é longa". Os jogadores estão aprendendo como trabalhamos e fazemos as rotações. Creio que é necessário fazer algumas mudanças porque a temporada é longa

Além de Piqué, durante a coletiva foram mencionados outros nomes como Cuenca e Sergi Roberto. "Quando Cuenca estiver em forma contaremos com ele, mas realizou um grande esforço e necessita se recuperar", explicou Martino. Com relação a Sergi Roberto reconheceu que talvez seja contraditório afirmar que "é um jogador fenomenal" e não botar ele de titular. Mas fez questão de lembrar que o Barça tem jogadores de extrema qualidade técnica nesta posição como Busquets, Xavi, Iniesta e Cesc. Não me preocupa se Messi marca gol ou não. O seu trabalho para a equipe já é suficientemente importante

O treinador do Barça também teve palavras para Leo Messi. O técnico não acredita que o seu compatriota esteja num mal momento de forma. "A preocupação sobre o estado de Messi é externa. Dentro do clube ninguém está preocupado. Não me preocupa o fato dele não marcar gols porque o trabalho que ele faz para a equipe é muito importante. Contra o Madrid fez um trabalho para a equipe fenomenal", afirmou. "Não existe nenhum problema com ele e sua presença é um calmante para nós", acrescentou. Além disso, Martino também as constantes mudança de posições de Messi dentro de campo. "Na nossa opinião é uma boa ideia utilizar Messi em diferentes posições segundo as necessidades. Que mude de posição com frequência é bom para a equipe". 

100 dias como técnico do Barça

No próximo dia 3 de novembro, Tata Martino completará 100 dias como técnico do FC Barcelona. O argentino reconheceu que não tem tempo nem para fazer um balanço do período, já que o ritmo do clube não permite. "Jogamos a cada três dias e assim fica difícil pensar se somos felizes ou não. A vida passa voando se você é treinador e mais ainda se é técnico do Barça". E afirmou que atualmente a sua vida está focada em "dirigir, tratar de jogar bem e vencer". Contudo, o técnico culé explicou que está "totalmente integrado ao clube e a cidade" 

Pêsames à família de Nil Marín

Antes de terminar a coletiva. Tata Martino quis enviar os seus pêsames à família de Nil Marín, goleiro das categorias de base do Girona, que morreu neste fim de semana num acidente de tráfico. 

Voltar ao início