fcb.portal.reset.password
Alexis e Jordi Alba disputam bola no Chile-Espanha

O Chile de Alexis venceu a seleção espanhola / FOTO: FIFA.COM

A Copa do Mundo do Brasil avança e os 13 culés participantes  vivem situações muito diferentes. Apenas seis ainda têm chance de se classificar para as oitavas-de-final, enquanto os demais – os seis da Espanha e Song, de Camarões – já estão eliminados.

Alexis, matematicamente classificado com o Chile

Com a segunda rodada da fase de grupos ainda em andamento, diversas seleções já carimbaram seus passaportes à etapa eliminatória. Entre as quais está a do Chile, que tem Alexis Sánchez como um dos protagonistas, e que superou a seleção espanhola por 2 a 0, garantindo presença nas oitavas-de-final.

Além dos chilenos, Brasil e Argentina têm grandes possibilidades de obter a classificação. A equipe de Felipão, que traz como titulares Neymar Jr e Dani Alves, está mais próxima da vaga. Um simples empate contra Camarões na terceira rodada basta e, em caso de vitória, a tendência é que fique com a primeira posição da chave. Por outro lado, Messi e Mascherano, com a Argentina, ainda têm dois jogos pela frente, embora a vitória na estreia contra a Bósnia lhes deixe em posição confortável. Derrotar o Irã no próximo sábado já significaria a passagem de fase.

A seleção que disputará uma autêntica “final” no encerramento da primeira fase será a Croácia, do novo contratado do FC Barcelona Ivan Rakitic. Os croatas têm 3 pontos e precisam superar o México, que possui 4, se não quiserem voltar para casa após o embate da próxima segunda-feira.

Espanha e Camarões eliminados

Até o momento, a eliminação da Espanha, que perdeu os dois jogos que disputou, é a grande surpresa do Mundial. Contrariando todas as previsões, Piqué, Jordi Alba, Sergio, Xavi, Iniesta e Pedro concluirão sua participação jogando uma espécie de “amistoso” contra a Austrália, também desclassificada. "É muito difícil para nós, porque tínhamos grande expectativa", afirmou Iniesta após a derrota contra o Chile.

Alex Song é outro culé que não estará nas oitavas, já que Camarões também acumula duas derrotas no Mundial, contra México e Croácia (jogo no qual o volante foi expulso).

Voltar ao início