fcb.portal.reset.password
Fotomontagem com Romário, Giovanni, Rivaldo, Ronaldinho, Alves e Neymar Jr.

Os seis brasileiros que jogaram uma Copa como atletas do Barça.

O FC Barcelona sempre contou com grandes craques brasileiros na sua história. A principal prova disso é o número de atletas que já representaram o Brasil em uma Copa do Mundo FIFA durante a sua etapa como jogador do Barça. São eles: Romário, Giovani, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Daniel Alves e Neymar Jr.

Desses seis nomes, apenas dois venceram o Mundial como jogador culé. O primeiro deles foi Romário. O 'baixinho' foi o grande protagonista do Tetracampeonato conquistado pela seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA 1994, disputada nos Estados Unidos. Além disso, marcou cinco gols na competição e ficou apenas a um gol do seu amigo búlgaro Hristo Stoichkov (companheiro no Barça) e do russo Olenko, artilheiros daquela Copa. 

O segundo deles foi Rivaldo, no Mundial da Coréia e Japão 2002. O que é considerado um dos melhores jogadores da história do Barça disputou duas Copas como jogador culé. A primeira em 1998, na França, quando perdeu a final para os donos da casa. A equipe de 98 contava também com Giovanni, outro craque brasileiro azul-grená. Mas quatro anos depois, Rivaldo atingiu a glória com o pentacampeonato conquistado no continente asiático. 

O eterno camisa 10

Outro grande ídolo do futebol brasileiro que disputou uma Copa como jogador do Barça foi o mago Ronaldinho Gaúcho. O craque que até hoje é considerado 'Rei' na Catalunha era a principal estrela do Brasil na Alemanha 2006, mas a seleção brasileira - favorita na época - caiu eliminada nas quartas-de-final da competição. Apesar disso, Ronaldinho foi campeão do mundo em 2002, um ano antes da sua chegada ao FC Barcelona

O zagueiro/volante Edmílson e o lateral Belletti também seguiram os passos de Ronaldinho. Foram campeões do mundo em 2002 e pouco depois se converteram em jogadores do Barça, onde conquistaram dois títulos do Campeonato Espanhol e uma Liga dos Campeões da Europa, em Paris. 

O Fenômeno Ronaldo também tem uma história similar. O genial atacante atuou no FC Barcelona dois anos após ganhar a Copa do Mundo FIFA 1994. Como jogador culé, Ronaldo realizou a melhor temporada da sua carreira. 

Alves e Neymar no Brasil 2014

Alves e Neymar serão os dois representantes brasileiros do Barça na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014. O lateral disputará o seu segundo Mundial como jogador culé, pois esteve presente na África do Sul 2010. Já Neymar Jr. fará a sua estreia numa Copa. Entretanto, o atacante azul-grená tem o papel de estrela principal do elenco brasileiro na luta pelo hexacampeonato. 

Voltar ao início