fcb.portal.reset.password
Rivaldo, com a 'Bola de Ouro' no Camp Nou.

Rivaldo, com a 'Bola de Ouro' no Camp Nou. / FOTO: Arquivo FCB

Aos 41 anos de idade, Rivaldo Vitor Borba Ferreira anunciou a sua aposentadoria neste sábado, através das redes sociais. O ex-jogador do FC Barcelona publicou uma carta de despedida onde ficava evidente a sua emoção. "Com lágrimas nos olhos, quero agradecer a Deus em primeiro lugar, minha família e a todos pelo apoio que recebi durante esses 24 anos como jogador. Hoje venho comunicar a todos os torcedores do mundo que minha história como jogador chegou ao fim", dizia no começo da mensagem.

Rivaldo jogou no Barça entre 1997 e 2002 e é, sem nenhuma dúvida, um dos melhores jogadores da história do clube. Foi contratado pelo FC Barcelona na temporada 1997/98 e chegou com um objetivo claro: fazer a torcida culé esquecer o seu compatriota Ronaldo. E conseguiu. Com uma perna esquerda mágica, ele mostrou ao Camp Nou um técnica individual inesquecível. Dribles desconcertantes, disparos potentes e uma sensacional precisão na cobrança de faltas e pênaltis. 

O melhor do mundo em 1999

Rivaldo não era um centroavante nato. Jogava como meia e muitas vezes no ataque, pelo lado esquerdo. Apesar disso, durante o período que vestiu a camisa do FC Barcelona, deixou um registro goleador invejável: 136 gols em 253 partidas. Era um jogador sério e discreto, daqueles que preferem falar dentro de campo. Sua enorme qualidade foi reconhecida mundialmente em 1999, quando foi eleito o ganhador da 'Bola de Ouro' daquele ano.

O extraordinário jogador brasileiro realizou atuações memoráveis com a camisa azul-grená. O 'hat-trick' no San Siro ou os dois gols (um deles anulado injustamente) no Bernabéu na temporada 2000/01, são alguns exemplos. Mas ele sempre será lembrado pelo espetacular gol de bicicleta contra o Valência, de fora da área, que classificou o Barça para a Champions League.

Principais títulos

Como culé, Rivaldo ganhou duas Ligas Espanholas, uma Copa do Rei e uma Supercopa da Europa. Também foi campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 2002. Uma qualidade fora do comum como você pode comprovar nos vídeos abaixo.

Rivaldo: Lenda do FC Barcelona - 1ª parte

 

Rivaldo: Lenda do FC Barcelona - 2ª parte

Voltar ao início