fcb.portal.reset.password

Messi i Pedro, a Vallecas / FOTO: MIGUEL RUIZ - FCB

O Barça seguirá uma semana mais no topo na tabela da Liga Espanhola 2013/14 após se impôr com solvência e efetividade ao Rayo Vallecano por 4 a 0, em Vallecas (Madrid). Pedro, com um 'Hat-trick', compartiu o protagonismo com o goleiro Victor Valdés. O goleiro azul-grená foi novamente decisivo ao defender um pênalti quando o Barça vencia por 1 a 0. Com o novo triunfo, o time comandado por Tata Martino mantém o 100% de aproveitamento após cinco rodadas disputadas. 

Inicio eletrizante

Foi uma primeira parte onde reinou o equilíbrio e na que o Barça teve muita dificuldade para manter o seu tradicional controle da bola. O Rayo Vallecano iniciou a partida com muita intensidade e o time madrilenho criou as primeiras ocasiões de gol. Entretanto, o clube liderado por Paco Jémez, se deparou com um 'muro' chamado Victor Valdés que aos três minutos de jogo já estava dando mostras da sua forma ao defender um remate de Perea. O clube culé respondeu alguns segundos depois com Messi, que roubou a bola, dirblou os zagueiros e o goleiro rival e foi impedido de marcar no último momento por Arbilla, que mandou a bola pra escanteio. 

O estádio de Vallecas de deleitava de um início de jogo com muita intensidade e com as ocasiões de gols que sucediam sem descanso. No minuto 9, a primeira chance clara do Barça. Cesc fez boa jogada com Xavi, que caiu pela direita e o maestro culé cruzou para o chute de Neymar, que só não entrou porque o zagueiro Tito bloqueou o disparo do brasileiro quase na linha do gol. Aos 15 minutos, o Barça aos poucos ia tomando o domínio das ações e se acomodava na partida. 

Aparece Pedro...

O Rayo pressionava a saída de bola culé e a primeira prova disso ocorreu no minuto 21 quando Montoya protagonizou uma jogada desafortunada tentando recuar uma bola a Valdés e quase marcando um gol contra. O empate sem gols no marcador se manteve até o minuto 33. Messi culminou um bom contra-ataque do Barça driblando vários rivais e deixando a bola com açúcar para Pedro, que vinha com uma bala pela direita, finalizar no canto do goleiro Rubén.

... e salva Valdés

Os últimos minutos da primeira etapa recuperaram a intensidade do início, com um Rayo sem complexos. A dez minutos do final, Adriano tentou afastar uma bola da área mas ao saltar acabou derrubando o meia Trashorras e o árbitro marcou pênalti. O próprio Trashorras se encarregou de bater, mas diante dele estava Víctor Valdés. O goleiro culé voltou a mostrar seu estado de forma que beira a perfeição e voltou a defender um pênalti três dias depois de conseguir a mesma façanha diante do Ajax, pela Champions League. 

O Barça também reclamou de um pênalti sobre Pedro, que o árbitro não marcou. Antes do intervalo, Adriano foi atendido pelos médicos do clube após um golpe de cabeça com Bueno. 

Segundo tempo com gol

Apenas dois minutos depois do início da segunda parte, o Barça ampliou a vantagem graças a outro gol de Pedro. Um bom passe de Xavi resultou num cruzamento milimétrico de Cesc que Pedro transformou em gol, anotando o segundo dele na partida. 

O 2 a 0 trouxe a tranquilidade e o Barça começava a criar novas ocasiões enquanto o Rayo seguia com suas tentativas de chegar ao gol de Valdés. Neymar esteve a ponto de ampliar a vantagem culé após uma jogada individual, mas a trave impediu o primeiro gol do brasileiro na Liga Espanhola. 

Mas ali estava Pedro quando Neymar iniciou outra boa jogada que terminou numa genial assistência para que ele marcasse o primeiro 'Hat-trick' com a camisa do Barcelona, momentos antes de ser substituído por Iniesta. Messi teve a chance de marcar o quarto após uma boa combinação com Neymar, mas Rubén desviou o disparo do argentino. Cesc decidiu participar do festival goleador. Xavi interceptou um passe errado do zagueiro rival e deu uma assistência milimétrica para Cesc enviar ao fundo das malhas. 

Nos últimos minutos, Gerardo 'Tata' Martino realizou outras duas mudanças, substituindo Neymar e Xavi por Tello e Dos Santos. E antes do final da partida, Valdés voltou a aparecer evitando o gol de honra do Rayo Vallecano, nos acréscimos. O Barça resolveu o confronto de Vallecas com contundência. O próximo compromisso do clube catalão será na terça-feira (24) contra a Real Sociedad, no Camp Nou. 

Voltar ao início