fcb.portal.reset.password
Halilovic, Rakitic, Tomic e Hezonja, os quatro croatas do FC Barcelona

Alen Halilovic, Ivan Rakitic, Ante Tomic e Mario Hezonja, os quatro croatas do FC Barcelona

Durante a temporada 2013/14, a relação entre Barça e Croácia esteve estritamente relacionada ao basquete, representada pela presença de Ante Tomic e Mario Hezonja no elenco. Este vínculo, porém, aumentou com a contratação de dois jogadores de futebol croatas: Ivan Rakitic e Alen Halilovic.

Rakitic entrará diretamente no time principal, após se converter em uma peça fundamental do meio campo do Sevilla, enquanto Halilovic, que completa 18 anos justamente nesta quarta-feira, iniciará a sua trajetória no clube com o Barça B.

Caminhos semelhantes

Tomic, Hezonja e Halilovic têm trajetórias semelhantes: os três nasceram na cidade litorânea de Dubrovnik e desenvolveram parte de suas carreiras na capital, Zagreb.

Antes de se transferirem à Espanha, os dois jogadores de basquete defenderam o KK Zagreb. Tomic entre 2004 e 2010 e Hezonja entre 2010 e 2012, antes de sua chegada ao Barça B. Halilovic foi outro que se formou na capital croata, atuando no Dinamo de Zagreb. Em 2012, tornou-se o jogador mais jovem a participar da liga de seu país, ao estrear com apenas 16 anos.

O sangue croata de Rakitic

Ivan Rakitic não nasceu em Dubrovnik, nem jogou em Zagreb, mas neste exato momento disputa a Copa do Mundo com a seleção da Croácia. Nasceu há 26 anos na Suíça, começou a carreira no Basel e chegou a atuar pela equipe sub-21 daquele país. Mas afinal optou por defender as cores de origem de seus pais.

Os precedentes

A chegada dos dois jogadores aumenta a lista de croatas com passagem pelo clube em sua história, inaugurada por Goran Vucevic e Robert Prosinecki.


Voltar ao início