fcb.portal.reset.password
Fotomontagem com Ten Cate, Neeskens, Vilanova, Roura, Pautasso i Unzué

Ten Cate, Neeskens, Vilanova, Roura, Pautasso e Unzué, os seis auxiliares técnicos da última década.

Juan Carlos Unzúe será o auxiliar técnico de Luis Enrique. O treinador de origem navarro inicia assim uma nova etapa no FC Barcelona, onde anteriormente esteve presente em distintos cargos. Na última década, o cargo de auxiliar técnico do Barça foi ocupado por nomes importantes. 

Henk Ten Cate (2003-06)

O holandês Henk Ten Cate era o braço direito de Frank Rijkaard, durante as três primeiras temporadas do seu compatriota como técnico do clube. Ten Cate era conhecido por sua personalidade forte e por ter sido uma peça importante na última década pela recuperação do Barça. Com ele como auxiliar técnico, o FC Barcelona ganhou as edições da Liga Espanhola de 2004/05 e 2005/06, aLiga dos Campeões da Europa 2005/06 e a Supercopa da Espanha 2005. 

Johan Neeskens (2006-08)

O sucessor de Ten Cate foi outro ex-jogador holandês. Neste caso, também um ex-atleta do Barça: Johan Neeskens. Foi ajudante de Frank Rijkaard nos seus dois últimos anos como técnico do clube. Durante o período que esteve no clube (2006-08), o FC Barcelona venceu a Supercopa da Espanha 2006. 

Tito Vilanova (2008-12)

A mudança de treinador em 2008 resultou também numa troca no cargo de auxiliar técnico. Guardiola chegou acompanhado de Tito Vilanova, outro ex-jogador culé. No caso dele, formado nas categorias de base do clube e profundo conhecedor do estilo e métodos do clube azul-grená. Tito foi auxiliar de Guardiola durante quatro anos, os mais importantes da história do Barça. Nesse período, ganharam 14 títulos.

Jordi Roura (2012-13)

A saída de Guardiola resultou no ascenso de Tito Vilanova como técnico do time principal. Desse modo, o cargo de auxiliar técnico do FC Barcelona foi ocupado por outro ex-jogador do clube, Jordi Roura. Ele já fazia parte da comissão técnica de Guardiola e ocupou o lugar que era do próprio Tito Vilanova. Durante essa temporada, conquistaram a Liga dos Recordes, quando somaram 100 pontos na competição. 

Jorge Pautasso (2013-14)

Jorge Pautasso chegou em Barcelona através do técnico Gerardo 'Tata' Martino. Foi o segundo auxiliar técnico argentino da história do Barça (o primeiro foi Rogelio Poncini, em 1984). Pautasso, que atuou como jogador em países como Argentina e Chile, não conseguiu nenhum título durante a sua temporada no FC Barcelona

Juan Carlos Unzué (2014-?)

O último a chegar ao cargo de auxiliar técnico é Juan Carlos Unzué. O ex-goleiro do Barça, que defendeu o clube durante 36 jogos, viverá a sua terceira etapa no Barça. de 2003 a 2010 foi o treinador de goleiros do time principal. Durante a temporada 2010/11 foi o técnico do Numancia, antes de regressar ao seu posto de preparador de goleiros durante a campanha 2011/12. Na última temporada, foi o auxiliar de Luis Enrique no Celta de Vigo. 

Voltar ao início