fcb.portal.reset.password
César levanta a Copa del Rei

César levanta a Copa del Rei conquista em 1951, contra a Real Sociedad. / FOTO: Arquivo-FCB

A equipe titular do Barça na partida de 1990 / FOTO: Arquivo FCB

Real Sociedad será o rival do FC Barcelona nas semifinais da Copa do Rei, nesta quarta-feira, no Camp Nou. Há 24 anos, ambas as equipes não se enfrentam nesta competição. Apesar disso, possuem um longa história de confrontos. O primeiros deles, inclusive, ocorreu há mais de 100 anos.

No total, foram 30 jogos disputados, com 19 vitórias culés, oito empates e três derrotas. O Barça superou oito eliminatórias e venceu quatro finais contra os bascos. A Real Sociedad venceu apenas duas eliminatórias contra o Barça. 

Uma trajetória centenária

O caminho do Barça e da Real Sociedad se cruzaram pela primeira vez há 101 anos. A final da temporada 1912/13 foi entre ambas as equipes. O resultado foi um empate em 2 a 2, o que provocou a realização de outra partida para decidir o campeão, mas também acabou empatada (0-0). No terceiro jogo, o Barça venceu por 2 a 1 e ficou com a taça. 

A mesma história se repetiu em 1928. Após duas partidas que terminaram 1 a 1, o Barça venceu o terceiro confronto por 3 a 1. Nas outras duas finais (1951 e 1988), O Barça precisou de apenas um jogo para conquistar o título, com o respectivos resultados de 3 a 0 e 1 a 0. 

24 anos atrás...

O último duelo entre ambas as equipes na Copa do Rei ocorreu há 24 anos, pelas quartas-de-final da temporada 1989/90. No jogo de ida, o Barça venceu fora de casa com um gol de Julio Salinas. Na volta, no Camp Nou, o resultado foi um empate (3 a 3) que classificou o Barça. Bakero e Laudrup (2) marcaram os gols culés na ocasião. 

Vitória na Liga

Os 'txuri-urdin' visitaram o Camp Nou na 6ª rodada da atual Liga Espanhola e foram goleados por 4 a 1. Neymar, Messi, Busquets e Bartra marcaram os gols do Barça. De la Bella anotou o único gol dos visitantes. 

Voltar ao início