fcb.portal.reset.password
text assignat: Ronaldinho e Pablo Pinillos, na última partida entre Barça e Levante pela Copa do Rei.

Ronaldinho e Pablo Pinillos, na última partida entre Barça e Levante pela Copa do Rei. / FOTO: ARQUIVO-FCB

O próximo rival do FC Barcelona na Copa do Rei será o Levante. Um duelo que tem alguns antecedentes com muita história. Ambas as equipes já se enfrentaram em quatro eliminatórias da competição mais antiga do futebol espanhol, com um total de nove partidas, com cinco vitórias vitórias culés, dois empates e duas derrotas. O clube catalão conseguiu a vaga em três ocasiões. 

Para saber o resultado do primeiro duelo de Copa entre Barça e Levante é necessário regressar 88 anos atrás. Na temporada 1925/26, o Barça jogou a fase de grupos contra o Zaragoza e o Levante, o qual derrotou por 5-0 e 1-4. Naquele ano, o FC Barcelona acabou campeão após vencer o Real Madrid (1-5), o Real Unión (2-1) e o Atlético de Madrid na final (1-2)

Antes e depois da Guerra Civil

Há oito décadas, na temporada 1934/35 e na penúltima edição da Copa do Rei antes do início da Guerra Civil, ambas as equipes estiveram cara a cara nas quartas-de-final. Os confrontos foram equilibrados: 2 a 2 em Barcelona e 1 a 1 em Valência, o que obrigou a jogar uma terceira partida de desempate que resultou na classificação do Levante (3-0). Quatro anos após o conflito bélico, os dois clubes voltaram a se enfrentar na temporada 1942/43, o Barça goleou por 4-1 e 1-5. 

Último duelo

O último duelo entre ambas as equipes na Copa do Rei foi na temporada 2003/04. Naquela ocasião, a equipe do técnico Frank Rijkaard perdeu o jogo de ida por 1 a 0, mas conseguiu a classificação no Camp Nou com uma vitória por 3 a 1. Iniesta, Ronaldinho e Saviola marcaram os gols da noite.

O calendário

A partida de ida das quartas-de-final será disputada nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), no estádio Ciutat de València. A volta será no Camp Nou, dia 29, no mesmo horário. 

Voltar ao início